Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 09:32:20
Saúde

Gripe A

28/06/2012

O município de Campo Largo registrou três casos confirmados da gripe A (H1N1) neste ano.

 

 Gripe A

28/06/2012  Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo

O município de Campo Largo registrou três casos confirmados da gripe A (H1N1) neste ano. Segundo o boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) divulgado na segunda-feira (25/06), Fazenda Rio Grande possui 6 casos, São José dos Pinhais 9 e Curitiba 62 casos. Ao todo, são 180 confirmações no Estado, sendo que 13 pessoas tiveram complicações e morreram. As mortes foram registradas a partir de março nos municípios de São José dos Pinhais (3), Curitiba (2), Ponta Grossa (1), São Mateus do Sul (1), Astorga (1), Apucarana (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (1), Capitão Leônidas Marques (1) e Siqueira Campos (1). Em junho foram onze óbitos.
    A Secretaria da Saúde orienta que todos os médicos prescrevam imediatamente o antiviral Oseltamivir ao suspeitar de qualquer caso de síndrome gripal, independente de confirmação laboratorial. O medicamento é eficaz e indicado para o tratamento de todos os tipos do vírus Influenza. Em Campo Largo, entre os dias 18 e 25 de junho, 157 pacientes foram medicados.
     De acordo com o boletim informativo, a Sesa formará um comitê intersetorial permanente para discutir assuntos de interesse à infectologia. O grupo também será responsável por propor outras medidas que podem ser adotadas para o enfrentamento da gripe no Estado. O comitê contará com a participação de entidades médicas na área de infectologia, representantes de hospitais, secretarias municipais de saúde e outros órgãos governamentais.
     Campo Largo saiu à frente nos cuidados contra a gripe. A Vigilância em Saúde convocou os profissionais dos hospitais particulares e da Secretaria para uma capacitação com o representante da Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde, Luiz Fernando Manfron. Campo Largo foi o primeiro município da 2 ª Regional de Saúde a oferecer uma capacitação geral. O resultado foi a organização do protocolo de encaminhamento de casos suspeitos.
      Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Tânia Portella, o município está bem articulado para o atendimento dos quadros gripais. “Todo paciente que apresente febre alta, dor de garganta, cansaço físico, dores musculares e nas articulações é encaminhado para o Centro Médico Hospitalar para receber a medicação correta. Não há motivo para alarde, estamos criando uma rede para minimizar danos”, informou.

CUIDADOS
     
  A prevenção da gripe H1N1 é basicamente a mesma do vírus comum, apenas é necessário intensificar os cuidados:
 

  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Utilizar álcool em gel – comedido;
  • Cobrir a boca ao tossir de preferência com um lenço descartável;
  • Evitar permanecer em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
  • Quando não for possível abrir janelas ou portas para permitir a circulação do ar.