27/06/2012 Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo
Campo Largo sai a frente nos cuidados contra a gripe. Devido a instabilidade do clima o risco de contrair a gripe H1N1 aumentou significativamente em todo o estado, para prevenir possíveis surtos a Secretaria Municipal de Saúde adiantou a profilaxia da doença.
Na última semana a Vigilância em Saúde convocou os profissionais dos hospitais particulares e da Secretaria para uma capacitação com o representante da Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde- Luiz Fernando Manfron. Campo Largo foi o primeiro município da 2 ª Regional de Saúde a oferecer uma capacitação geral. O resultado foi a organização do protocolo de encaminhamento de casos suspeitos.
O município está bem articulado para o atendimento dos quadros gripais, todo paciente que apresente febre alta, dor de garganta, cansaço físico, dores musculares e nas articulações é encaminhado para o Centro Médico Hospitalar para receber a medicação correta. “Ainda não há motivo para alarde, estamos criando uma rede para minimizar danos”, informou a coordenadora da Vigilância em Saúde Tânia Portella.
Cuidados- A prevenção da gripe H1N1 é basicamente a mesma do vírus comum, apenas é necessário intensificar os cuidados:
Lavar as mãos com água e sabão
Utilizar álcool em gel – comedido
Cobrir a boca ao tossir de preferência com um lenço descartável
Evitar permanecer em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
Quando não for possível abrir janelas ou portas para permitir a circulação do ar.