19/06/2012 Fonte: Banda B
Com o aumento do número de casos de gripe A no Paraná, a secretaria estadual de Saúde (Sesa) do estado entrou em alerta máxima nesta segunda-feira (18). Três mortes aconteceram apenas nas últimas duas semanas, de acordo com levantamento do Sesa. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Sezifredo Paz, o a secretaria espera ter bastante trabalho nos próximos dias para conter uma epidemia. “De zero a dez o nosso estado de alerta é dez”, afirmou, em entrevista à Banda B.
Segundo Paz, o vírus tem uma característica diferente e, por ser originário em uma espécie suína, sofre várias modificações, podendo assim vir mais forte ou mais fraco dependendo da época do ano. “Mais da metade dos 64 casos da gripe no Paraná foram registrados nos últimos 15 dias, isso se deve também à chegada do inverno”, comentou.
Segundo ele é muito difícil que a epidemia de 2009 se repita, já que hoje mais de 1,5 milhão de paranaenses estão vacinados e existe um medicamento para tratar da doença. "A Sesa recomenda que todas as pessoas que apresentarem febre, associada a tosse ou dor de garganta, sejam encaminhadas imediatamente para uma unidade básica de saúde para ser tratada com o popularmente chamado de Tamiflu", disse
Entre os mortos, há um morador de Curitiba que foi infectado fora do estado e morreu em São Luís, no Maranhão. Astorga, São Mateus do Sul, Cornélio Procópio e Curitiba foram as cidades em que aconteceram os outros óbitos em 2012. Segundo o levantamento, os 64 casos aconteceram em 21 municípios desde o início do ano.
Prevenção
Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.
A secretaria prepara ainda materiais educativos sobre as principais formas de prevenção e orientações quanto aos casos suspeitos de gripe. O material será distribuído para todos os municípios nas próximas semanas.
Situação
A partir desta semana, a sala de situação da Secretaria da Saúde, que antes monitorava apenas o comportamento da dengue no Estado, passa a acompanhar também a gripe nos municípios. Toda segunda-feira será divulgado um boletim detalhado sobre o panorama da doença no Paraná.
Até agora todos os casos de gripe A (H1N1) estão concentrados em 21 municípios do Estado: Matinhos (4), Paranaguá (4), Campo Largo (2), Colombo (1), Curitiba (24), Fazenda Rio Grande (1), Pinhais (2), Piraquara (1), São José dos Pinhais (2), Ponta Grossa (6), Guarapuava (1), São Mateus do Sul (1), Pato Branco (1), Francisco Beltrão (2), Cascavel (1), Juranda (1), Astorga (1), Maringá (3), Sarandi (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (5).