Sabado às 10 de Maio de 2025 às 01:21:48
Saúde

Inverno

15/06/2012

No Inverno aumentamos o consumo de alimentos calóricos

 

Inverno

15/06/2012

Com a chegada do  frio, a fome aumenta, um perigo para a saúde. E o pior é que é fome seletiva: o corpo pede aqueles alimentos mais calóricos.

Mas por qual razão é tão prazeroso comer quando o inverno chega? Saiba que tem explicação científica.

O corpo humano precisa manter uma temperatura entre 36ºC e 37ºC para funcionar sem problemas, reduzindo o risco de infecções. Quando o ambiente esfria, o organismo age para conservar a temperatura interna. Para isso, queima mais energia. E a fome aumenta.   

A quantidade de energia extra que a pessoa vai precisar para manter a temperatura do corpo nessa época do ano depende de cada um. Mas um adulto saudável vai gastar, em média, 200 calorias a mais por dia. O difícil é segurar a onda sem abusar dos alimentos calóricos.

Com o frio, nós tendemos a escolher aquele tipo de comida que dá uma sensação de conforto, entre eles estão os doces, os carboidratos e as gorduras.

O pãozinho de cada dia junto com o fondue de queijo, por exemplo, vira vilão. Nós temos que tomar cuidado. Porque se eu faço esse consumo de energia aumentado e não tenho um gasto compatível, eu posso ter como efeito colateral um ganho de peso, uma alteração de pressão, uma alteração das taxas de gordura no sangue.

Se você exagerou nas garfadas, tente compensar.

Lembrem-se ainda que no inverno é mais fácil engordar, mas também é mais fácil emagrecer, se a pessoa resistir às guloseimas e se exercitar.