12/06/2012
Campo Largo contra a pólio
12/06/2012
Fonte:Depcom/PMCL
A Secretaria Municipal de Saúde inicia no próximo sábado, dia 18, a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A abertura da Campanha no município será realizada na quinta-feira (14) com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria de Jesus Ferreira , localizado no Jardim Rondinha. O Zé Gotinha- mascote oficial da Campanha- estará presente para vacinar os alunos. Nas demais Unidades de Saúde (UBS) a vacinação começa no sábado, o Dia D.
Dia D de Vacinação – No sábado haverá uma grande mobilização nas Unidades Básicas de Saúde, Escolas e Igrejas para intensificar a imunização das crianças. Os pontos de Vacinação ficaram abertos das 8 h às 17 horas; são eles UBS Botiatuva, Águas Claras, Vila Glória, Itaboa, Rivabem, Fazendinha, Rondinha, Caratuva, Ferraria, Guarany, Cercadinho, Centro de Saúde e Expresso Saúde; Escolas Municipais João Santana, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, José Alexandre Sávio, Almede Baridotti Galdino, Dona Fina, CMEI Antonio Gabardo Junior e capelas São Pedro e São Paulo (Ferrari) e Nossa Senhora das Graças (Partênope).
A população alvo de Itambezinho, Três Córregos, São Silvestre, Santa Cruz, São Pedro, Pinheirinho e Cahiva, poderão procurar a UBS mais próxima de sua residência durante a semana.
Diferente dos anos anteriores, desta vez o Brasil irá realizar etapa única da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a meta é vacinar 95% do público-alvo. “É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas”, informa a coordenadora de Vigilância em Saúde, Tânia Portella.
A pólio é uma doença infecto-contagiosa grave, na maioria das vezes, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus e a contaminação ocorre principalmente por via oral.
Brasil sem poliomielite - O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.