Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 08:27:19
Saúde

Caps será ponto fixo de coleta de sangue

Caps será ponto fixo de coleta de sangue

08/06/2012

A partir desse mês a doação de sangue, que já acontece mensalmente na cidade, poderá ser feita no Centro de Atendimento Psicosocial (Caps) toda a primeira quarta-feira do mês. A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Hemepar possibilita aos campo-larguenses doarem sangue perto de casa e assim contribuir com o salvamento de vidas. Até o mês de abril a unidade móvel do Hemepar fazia rodízio entre as Unidades Básicas de Saúde, vindo uma vez a cada mês em uma UBS diferente.
A mudança de local foi solicitada pela instituição estadual devido a infraestrutura disponibilizada no CAPS. Aqueles que desejarem contribuir com a doação de sangue podem utilizar o transporte gratuito Intersaúde, o qual circula entre as UBS's Águas Claras, Centro, Botiatuva, Itaboa, Vila Glória e Rivabem; Centro Médico Hospitalar e o Nis III, nos períodos da manhã, da tarde e da noite.
Quem pode doar? Pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com peso superior a 50 quilos e bem alimentadas. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90.
Restrições- Os doadores não podem apresentar gripe ou febre, gravidez ou estarem amamentando, cirurgias recentes e comportamento de risco com relação a doenças sexualmente transmissíveis. Com apenas uma doação pode-se salvar até quatro vidas.
Teste para doação de medula óssea - Também será possível contribuir com a doação de medula óssea, para isso basta informar, no ato da doação de sangue, que deseja realizar o teste de medula.
Serviço: A doação acontece das 8 às 17 horas na sede do Caps, Rua Quintino Bocaiúva, 1.626, centro. Mais informações 3291- 5021