Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 09:26:19
Saúde

Comida Oriental

18/05/2012

Comida Oriental e seus benefícios

Comida Oriental

18/05/2012

O segredo da culinária japonesa é a combinação de pouca gordura com muito peixe, derivados de soja e legumes cozidos na medida certa. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo – uma das raras exceções é o Japão, país com a mais alta expectativa média de vida, de 75,8 anos. A boa alimentação responde por mais de 50% dessa saúde e longevidade. Por falta de espaço para criar animais, a carne vermelha está fora do cardápio tradicional. E, como sobra mar em volta, peixes e algas são onipresentes.

O bolinho de arroz – Sushi – surgiu há mais de 2 mil anos (na China), mas só servia para conservar os pescados, que não se estragavam tão depressa graças a fermentação do cereal – daí o sabor azedinho, hoje garantido com o acréscimo de vinagre a receita. A ideia de comê-lo foi do dono de um quiosque em Tóquio, que passou a vender o peixe cru sobre o arroz. E não faz tanto tempo – foi no século XIX.

Em um estudo onde se comparou  os hábitos de 600 moradores do Japão com os de 300 imigrantes, constatou-se, o peso da alimentação sobre a genética. Os que emigram para o Brasil possivelmente morrem cerca de 18 anos mais cedo do que seus parentes no Japão, possivelmente por causa da ocidentalização da dieta, entre outros fatores.

A gordura representa 32% do total de calorias ingeridas pelos nipo-brasileiros. No Japão fica em 17%. Isso acontece porque, além do peixe, a principal fonte de proteína desse povo é a soja. Base do leite consumido lá, do tofu, sua coalhada, do missô, uma pasta fermentada, e do shoyu, o molho mais usado nessa culinária, ela está sempre presente. Os japoneses tomam misoshiru no café, no almoço e no jantar, uma sopa feita com missô, algas e cubinhos de tofu.

O poder da soja deve-se principalmente á isoflavona, que ao substituir o hormônio estrógeno, nas mulheres, impede que ele dispare a multiplicação de células com erros. (que podem provocar o câncer).

Atualmente, no Japão,  a ocidentalização da dieta já está renegando o cardápio tradicional. Lá o fast-food chegou com tudo. A alimentação deles não é mais só a base de sashimi.
Mesmo assim, o consumo de gorduras saturadas , ainda é menor que no Brasil..

Dica

- Use pelo menos duas vezes na semana = produtos à base de soja. Ex.: proteína de soja ou leite de soja ou a própria soja na forma de salada.