11/05/2012
Campanha de vacinação contra a gripe segue em todas as Unidades Básicas de Saúde
11/05/2012
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe iniciou no último sábado (5) com o Dia D de imunização. Todas as Unidades Básicas de Saúde da região urbana ficaram abertas das 8 às 17 horas para oferecer a dose da vacina. Este ano a vacina será destinada às gestantes, pessoas com mais de 60 anos de idade, indígenas, população prisional, profissionais de saúde e crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% da população-alvo.
A campanha segue até dia 25 de maio e todos que estão dentro do grupo de risco devem procurar uma das UBS e se vacinar. Cerca de 240 mil profissionais do SUS devem trabalhar diretamente na campanha.
Até quarta-feira (09) quase 4 mil doses da vacina foram aplicadas, destas 811 foram em crianças, 274 profissionais da saúde, 220 gestantes e 2.545 idosos. A secretária Municipal de Saúde, Crhystiane Chemin explica que as pessoas que fazem parte do grupo de risco e ainda não foram imunizados podem procurar as UBS, dentro dos nove dias restantes de campanha, e solicitar a vacina. “Todos que estão no grupo de risco devem vacinar-se. Podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde que será atendido, é rápido e indolor”, afirmou.
Para as crianças a vacina está sendo aplicada em duas doses; as que tomaram a primeira o ano passado só precisam tomar uma agora; as que ainda não foram imunizadas precisam receber as duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Contra indicações
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Tânia Portella, a vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.