11/05/2012
No inverno aumente sua proteção
11/05/2012
Foi-se o tempo em que a vitamina C era associada apenas à prevenção da gripe e ao combate ao escorbuto – uma doença que provoca inflamação nas gengivas e hemorragia. Hoje podemos enumerar novos atributos do nutriente: proteção contra vários tipos de câncer, diminuição da incidência de catarata e da degeneração macular nos olhos e redução de doenças cardiovasculares.
Não faltam pesquisas para comprovar tais qualidades. Um trabalho publicado no jornal da Associação Americana de Cardiologia analisou um grupo de 85 mil mulheres durante 16 anos e mostrou uma diminuição no risco de problemas cardíacos. A substância impede o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.
Há um outro aspecto positivo: o ácido ascórbico tem papel fundamental na estrutura celular e ainda empresta sua força a outros importantes nutrientes. Ele ajuda na absorção do ferro e torna mais eficiente a vitamina E. Como se fosse pouco, participa da produção de anticorpos. Daí reduz a suscetibilidade a todas às infecções.
Não deixe escapar
- Sabe aquela história de que toda vitamina C se evapora quando o vegetal ou a fruta é cortada?
Pois saiba que nem tudo vai embora, e ainda há truques para preservá-la o máximo possível. Manter o alimento ou suco na geladeira já ajuda. É que a temperatura baixa estanca as reações químicas. Outra dica, é que se não der pra consumir imediatamente pode-se embalar com papel alumínio e filme plástico e manter longe do calor.
Devemos ingeri-la diariamente, pois esta vitamina não é cumulativa no organismo.
Cuidado com os excessos
Está para lá de confirmado que ela faz bem a saúde, mas nem por isso o exagero é bem vindo. Grandes quantidades podem resultar em uma atuação pró-oxidante. Nesse caso , a vitamina C é capaz de alterar o DNA e será sinônimo de problema.
A suplementação pode ser recomendada em casos específicos, como numa infecção com recidivas ou num período de estresse intenso. Mas por um período limitado.
Onde encontrar
Laranja , rúcula, limão, agrião, couve, acerola, brócolis, morango, goiaba, kiwi, pimentão amarelo, mamão, caju... entre outros.