06/05/2012
Saiba como manter o treino, mesmo no frio
06/05/2012 Fonte: Band.com.br
Com a chegada do outono e inverno, vem o frio e muitas pessoas que costumavam frequentar academias e fazer exercícios físicos se entregam à preguiça e deixam as atividades físicas de lado. “No verão, as pessoas usam menos roupa e têm vergonha de mostrar as gordurinhas, por isso malham. Nas épocas mais frias elas tendem a comer mais, não gastar as calorias e se esconder em camadas de roupas”, diz o fisiologista do exercício da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Raul Santo.
Entretanto, Santo afirma que algumas alternativas podem ajudar a não perder o pique para a malhação, mesmo nos dias frios. Para ele, o ideal é malhar em grupo. Segundo Santo, quando a academia deixa de ser uma obrigação e passa a ser um ponto de encontro de amigos, fica mais fácil se exercitar.
Além disso, deve-se seguir fielmente o treino proposto pelo profissional da academia. “O treino muito forte pode trazer lesões, mas se for fraco demais, a falta de resultado físico pode desestimular a ida à academia”, diz o fisiologista.
A psicóloga do esporte da Unifesp, Marina Guzzo, complementa que escolher uma academia que fique perto de casa, do trabalho, ou ainda no caminho entre os dois é a melhor opção.
Não importa qual tipo de exercício será feito: dança, levantamento de peso ou esteira, por exemplo. O mais importante é se exercitar de forma que o movimento faça sentido, que a pessoa sinta que dará resultado, conta Marina.
Não desista!
De acordo com a psicóloga, o corpo humano precisa de um período para se adaptar aos exercícios físicos. “Antes de três meses, o treino é bastante cansativo, mas depois desse tempo o corpo e a mente já se adaptaram ao circuito, e a atividade física começa a ser mais prazerosa”, diz.
Outra dica importante é se alimentar antes de iniciar os exercícios. Deve-se ingerir alimentos leves que tenham carboidrato, como um lanche natural, um suco ou barrinha de cereal para ter energia durante o treino.
Se você não se adaptar a treinos na academia, outra alternativa é caminhar em um parque, pedalar ao ar livre ou dançar. “Muitas vezes as pessoas trabalham em locais fechados, com ar condicionado. Se a academia for da mesma forma, a atividade pode ficar monótona”, conclui a psicóloga.