Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 10:10:03
Saúde

Saúde

20/04/2012

Empresa espanhola da área de Saúde vai instalar unidade industrial em Campo Largo

Saúde

20/04/2012

O prefeito Edson Basso comemorou, na tarde desta Quinta-feira (19), a decisão da empresa espanhola Grifols, de instalar uma unidade de produção em Campo Largo.  A Grifols é uma holding especializada no setor hospitalar e farmacêutico, e está presente em mais de 90 países. Atualmente, é a primeira empresa na Europa no setor de derivados de plasma e a quarta em produção.
A Grifols é a principal produtora de plasma e de produtos derivados de sangue e também fornece aparelhos, instrumentos e reagentes para análises clínicas laboratoriais. Seu principal produto é o IVIG (Imunoglobulina Intravenosa), albumina, Fator VIII e outros produtos derivados do plasma. O anúncio ocorreu após reunião com representantes da empresa, no gabinete do prefeito.
Em 2007, a Grifols produzia 3,6 milhões de litros por ano de fracionamento do sangue, capacidade de duas fábricas, uma em Parets del Vallès perto de Barcelona em Espanha (2,1 milhões de litros por ano) e outra em Los Angeles (1,5 milhões de litros, mas que está sendo expandida para 2,2 milhões de litros. Nos Estados Unidos, a empresa possui 80 plasmaférese centros, onde se recolhe em torno de dois milhões de litros de plasma por ano.
A Grifols foi fundada em 1940 em Barcelona pelo Dr. José A. Grifols Roig, um hematologista e cientista. Ele foi o primeiro pesquisador a publicar o procedimento de plasmaférese em 1951. A empresa apresentou o seu produto IVIG líquido para o mercado europeu em meados da década de 1990. Em 2003 a empresa adquiriu alguns ativos do Los Angeles terapêutico baseado em Alpha como base de sua expansão norte-americana.
Em junho de 2011, um ano depois de anunciar o acordo de US $ 4 bilhões, Grifols completou uma aquisição da Talecris Biotherapeutics, sediada em Research Triangle Park em Carolina do Norte - EUA , com mais de 2000 funcionários.
Em Campo Largo a unidade da Grifols deverá se instalar em uma grande área, cuja localização ainda está sendo mantida em sigilo. O prefeito Edson Basso acredita que na próxima semana o anúncio oficial, provavelmente com presença de autoridades do Governo do Estado, seja possível. Por enquanto ele prefere aguardar as negociações com a área.