13/04/2012
Vida saudável com o iogurte
13/04/2012
O iogurte possui bactérias lácteas vivas, são elas a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus. E a concentração é alta. Em cada mililitro de iogurte há cerca de seis milhões de bactérias formadoras de colônias. E colônias de bactérias, como é fácil supor, representa um número inimaginável de microorganismos. Uma gota desse derivado do leite pode conter até 500 milhões desses micróbios. Todos eles agindo em favor do seu organismo.
PERGUNTAS FREQUENTES:
- É verdade que o iogurte regulariza o intestino e combate a prisão de ventre?
As bactérias do iogurte produzem boa quantidade de ácido láctico, substância que ajuda a diminuir a acidez do intestino, regularizando, assim, o seu funcionamento e acelerando o processo digestivo. Tido como alimento funcional, ainda pode ajudar a prevenir ou tratar doenças crônico-degenerativas do aparelho digestório. Isso porque seus microorganismos se alojam nas paredes intestinais protegendo-o da agressão das bactérias patogênicas presentes nas fezes, por exemplo.
- Há diferenças nutricionais entre o iogurte tradicional e o light?
A diferença está apenas no teor de calorias e lipídeos, menor no produto light. Esse, então, é mais indicado para quem quer controlar o peso. De qualquer forma, recomenda-se observar o rótulo. Neles devem conter as quantidades de vitaminas, proteínas e demais nutrientes.
- Os iogurtes caseiros são tão bons quanto os industrializados?
Se observadas as condiçôes ideais de processamento, o iogurte feito em casa pode igualar-se ao industrializado. O importante é observar a temperatura correta durante o processo e, usar as culturas para iogurte, à venda em lojas de produtos naturais. Caso contrário vira coalhada, diferente do iogurte, inclusive no sabor.
- Os benefícios do leite fermentado são os mesmos do iogurte?
O iogurte é um tipo de leite fermentado, como tantos outros disponíveis no mercado. A diferença está nos microorganismos utilizados na fermentação. Eles devem estar descritos na embalagem, para orientar melhor a escolha. Os leites fermentados podem melhorar a flora intestinal, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combate ao colesterol. Os principais benefícios do iogurte estão diretamente ligados ao aparelho digestivo.