12/04/2012
Programa Saúde na Escola de Campo Largo
12/04/2012 Fonte: Prefeitura da Cidade de Campo Largo
Desde segunda-feira (9) os alunos de 3 a 12 anos contam com um novo programa para promoção da saúde, o Saúde na Escola. Diferente do programa criado e oferecido pelo Governo Federal que atende e abrange todas as áreas da saúde básica, o de Campo Largo irá atuar especificamente na intervenção e prevenção de doenças que afetam a vida escolar do aluno. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e será desenvolvido no Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cmae) Lindamir Ribeiro, que funciona anexo à nova Escola Básica na Modalidade de Educação Especial “Professora Neuza Jokimsen Barbosa.
O Saúde na Escola atuará também como equipamento de conscientização e informação para pais e responsáveis sobre doenças comuns entre a comunicade escolar, como piolhos, gripes, catapora, sarampo etc. “Quanto mais informações os pais obtiverem a respeito dessas doenças, será mais fácil prevenir e minimizar as consequências de possíveis surtos”, afirma o médico responsável pelo programa Dr. Enio Clebis Moro. Para isto será organizada a Escola de Pais, a qual consiste em 10 encontros entre pais e profissionais da saúde para discutirem temas de saúde que se apliquem na vida escolar das crianças.
O foco principal de trabalho será a identificação de problemas psicosociais que dificultem o aprendizado, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), para que o aluno tenha o tratamento e atendimento adequado.
Como funciona- O programa não será aberto para atendimento direto da comunidade. Para participar o aluno deverá ser encaminhado para a consulta pelo profissional de educação responsável. O professor identifica a mudança de comportamento e solicita o encaminhamento do aluno para a consulta no Saúde na Escola. A partir da solicitação uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo da Secretaria Municipal de Educação analisará a ficha e prontuário ambulatório. Após a triagem, a SMEC encaminhará o paciente para a consulta médica com o pediatra . Os dias e horários de atendimento serão estabelecidos de acordo com a agenda do médico.
O pediatra irá referenciar o paciente a uma Unidade Básica de Saúde para o acompanhamento clínico, caso identifique algum foco de doença/ transtorno.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial do município Sirley Rosa Bueno Seixas o novo programa irá completar os recursos já oferecidos no Cmae Lindamir Ribeiro. “Nós já oferecemos atendimento de qualidade, com a equipe multidisciplinar. Agora com um pediatra fechamos um ciclo importante para o atendimento de nossos alunos, pois terão todas as áreas disponíveis em um único local e nosso profissionais estarão mais seguros com a supervisão de um pediatra”, considerou.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Chrystianne Chemin, o programa Saúde na Escola demonstra a preocupação da Prefeitura em proporcionar mais qualidade de vida para os campo-larguenses de forma unificada. “Não podemos centralizar os trabalhos e projetos, os municípes da saúde, são os mesmos municípes da educação . Então nada melhor do que fazermos parcerias intersecretarias, dessa forma otimizamos recursos e tempo”, afirmou.
A intenção dos organizadores é futuramente estender o programa para outros espaços “Começamos no CMAE por já possuir a estrutura necessária e equipe de apoio. Mas este é ainda o projeto piloto, para o futuro queremos ampliar os atendimentos em outras escolas”, informou Crhystianne.
Serviço- O Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) Lindamir Ribeiro fica na Avenida Cristina, 420 Jardim Florestal