Segunda-feira às 14 de Julho de 2025 às 06:29:28
Saúde

Campo Largo

12/03/2012

Campo Largo fica entre as melhores cidades no Índice de Desempenho do SUS

Campo Largo

12/03/2012

Fonte:Depcom/PMCL

O Ministério da Saúde lançou na quinta-feira (01), o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). Ao todo foram utilizados 24 indicadores, entre 2008 e 2010, para analisar os diferentes níveis de atenção em saúde (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência). O objetivo foi verificar a infraestrutura de atendimento e a capacidade dos serviços ofertados. O índice avaliou, com pontuação de 0 a 10, municípios, regiões, estados e o país, para determinar se os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados. 
       A Secretária Municipal de Saúde Chrystiane Chemin, acredita que o IDSUS é um importante instrumento de avaliação que demonstra em números os avanços do município na área da saúde, por outro lado, identifica também as dificuldades e os problemas, fator fundamental para o aprimoramento da gestão e dos serviços ofertados pela saúde pública municipal.

    Para realizar uma avaliação justa, os municípios foram dispostos em seis grupos homogêneos, que possuem características similares como população, perfis socioeconômicos e epidemiológicos. Os grupos 1 e 2 são formados por municípios que apresentam melhor infraestrutura e condições de atendimento à população; os grupos 3 e 4 têm pouca estrutura de média e alta complexidade, enquanto que os grupos 5 e 6 não têm estrutura para atendimentos especializados.  Campo Largo, de acordo com os critérios adotados pelo ministério da saúde, foi avaliado no grupo 2 juntamente com outros 93 municípios e obteve nota 6,79, ficando assim entre os 10 primeiros municípios com melhor nota do seu grupo, acima da média brasileira 5,47, e do Paraná 6,23.
      “É com grande satisfação que recebemos a notícia de que Campo Largo ocupa posição de destaque no atendimento à Saúde”, afirmou o prefeito Edson Basso quando soube que o município foi o 10º colocado na avaliação do Ministério da Saúde.
       O Governo Federal vai usar os resultados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), como critério para concessão de verba extra a estados e municípios que tirarem notas altas nas avaliações do SUS. “Nosso município está acima da média estadual e federal e agora, cada região terá uma meta de desempenho que, se alcançada, será premiada. Nossos resultados demonstram o trabalho sério que a Prefeitura de Campo Largo vem realizando”, destacou Chrystiane Chemin.

         A Secretária de Saúde fez questão de salientar que acompanhou o trabalho de Glewerson Caron, que esteve à frente da Secretaria de Saúde entre 2008 e 2010. Chemin atribui o resultado positivo ao modelo de gestão e à competência de Caron e afirmou que sua equipe tem dado continuidade ao planejamento estratégico desenvolvido naquela época, pois acredita que esta e outras ações serão determinantes para que os resultados das próximas avaliações sejam ainda melhores.
        Para quem tiver interesse o IDSUS 2012 está disponível para consulta de toda a sociedade pelo endereço www.saude.gov.br/idsus.