11/03/2012
Estimativa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná aponta que as mulheres procuram, em média, três vezes mais o atendimento médico que os homens
11/03/2012 Fonte: Band.com.br
Estimativa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná aponta que as mulheres procuram, em média, três vezes mais o atendimento médico que os homens. A explicação, dizem especialistas, está em questões históricas, culturais e no próprio gênero feminino.
“A mulher tem mais sensibilidade com a saúde até pelo seu ciclo vital, com a primeira menstruação, a gestação, as modificações na adolescência e a menopausa”, avalia a enfermeira Olga Laura Peterlini, do Programa de Saúde da Mulher.
A natureza cuidadora das mulheres também é apontada como fator determinante. “Por questão cultural, a mulher tem essa função de cuidar, é mais sensível e preocupada. Elas atendem melhor às campanhas e, por isso, buscam mais o atendimento de saúde”, argumenta a diretora do Centro de Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Raquel Cubas.
Segundo Peterlini, o exame mais procurado é o preventivo de colo de útero. No ano passado, foram 793.563 feitos – quase 7% a mais do que em 2010, quando foram 742.123 exames realizados.