02/03/2012
Aromas, misturas e sabores místicos - deliciosos
02/03/2012
A utilização pelo homem de chás ou infusões data dos tempos mais primitivos. Com intuito terapêutico, curativo, preventivo ou estimulante, o homem sempre fez uso de infusões em todas as culturas de todos os povos ou tribos.
O famoso ritual dos ingleses, chá das 5, começou somente no século XVIII com uma condessa que possuía muita fome à tarde e não conseguia aguentar até o horário demasiado tarde do jantar. E começou a consumir um chá (que vinha da China e era consumido somente pela manhã) com biscoitos e torradas e mais algumas pequenas guloseimas. Para isso convidava algumas amigas da corte. Hoje não conseguimos desvincular dos ingleses esta imagem do chá da tarde.
A região do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo é a maior produtora de chá preto do Brasil, com uma área de 3 mil hectares, produz 4.400 toneladas ao ano, e emprega 3.300 pessoas. E praticamente toda a produção é exportada, o que dificultou o setor pois chegou a produzir mais de 12 mil toneladas/ ano. E foi graças a um japonês que veio no início do século XX, em 1935, trazendo escondido em miolos de pães 20 sementes de chá do Sri Lanka, pois era proibido sair do Japão com a planta do chá.
E depois de tanto tempo de viagem, somente 1 muda sobreviveu, e deu origem a toda atual plantação. Seus herdeiros continuam produzindo o mesmo chá.
Chá branco, chá preto, chá olong e chá verde, este também conhecido como Ban-chá. O que diferencia estes tipos é o modo como foram secas as folhas para serem consumidas em infusões .
Chá Preto
O tão famoso chá preto, que é muito fermentado, segundo a preparação clássica, passa por cinco processos antes de ser consumido; suas folhas depois de selecionadas, vão para caixas para murcharem, onde recebem ventilação aquecida e perdem 40% do peso. Depois vão para máquinas de rolar, espécie de “massagem”, antes de irem fermentar. Depois serão dissecadas e crivadas, antes de estarem prontas para serem usadas nas infusões. Cada 5 quilos de folhas frescas rende 1 quilo de chá preto. Este processo faz reter muita teína, o que torna com os mesmos benefícios que o café. Como este chá foi utilizado e difundido pelos ingleses, eles criaram diversas designações para classificar as diversas regiões produtoras, tipos de plantas, folhas colhidas e todas as modificações nos processos de fermentação (Orange, Pekoe, Earl Grey, Darjiling , entre outros. )
Chás perfumados, fantasias e comprimidos
Estes são associações de chás (camellia sinensis, Lin ) com outros ingredientes para realçar odores e aromas. Criado há séculos pelos chineses, este método de misturar ingredientes destacam-se os clássicos, perfumados e fantasia.
Perfumados: muito usados na China, os chás brancos, verdes e pretos recebem flores colhidas em época apropriada e são acrescentadas aos chá já secos. Assim podem tornar-se perfumados, principalmente com jasmim, rosa, orquídea e flor de laranjeira.
Fantasias: por volta dos anos 50, os chineses começam a agregar aos chá frutas e flores, fazendo nascer os chá de manga, cassis, abricó, entre outros. Existem diversas misturas, mais atuais onde diversas frutas e flores são acrescidas num mesmo chá, criando verdadeiras sinfonias aromáticas.
Comprimidos: os chá em formato de comprimido, tipicamente chineses, são conhecidos como Pu-erh. Fabricados desde a época da dinastia chinesa Tang, ainda faz parte do cotidiano da China e em outros países da Ásia, são freqüentemente empregados por seus efeitos medicinais.
O hábito de consumir chás, deve ser difundido, pois além de diversos benefícios que trazem a nossa saúde, no inverno eles podem nos auxiliar a manter a temperatura corporal, evitando quedas de temperatura que muitas vezes confundimos com aumento de apetite.
Utilizar chás, poderá agregar sabores e ingredientes ricos em combater radicais livres, aumentados com a prática de esportes. Propiciar saúde com sabores, cores e aromas naturais pode ser uma prática muito benéfica no nosso dia-a-dia,
Dicas:
-Qualquer chá deve sempre ser feito com água filtrada ou mineral, pois o cloro altera e muito, o paladar, e oxida a solução, pois altera o pH. Deve ser consumido imediatamente, não devendo sua infusão ser armazenada pois a oxidação e a formação de taninos vai aumentando com o tempo.
-Infusão de chá quente, acrescida de pedaços de frutas frescas ou secas (como maçã, laranja, limão, pêssego), de flores frescas ou secas (como hibiscos, rosa, jasmim, laranjeira) torna-o muito especial e ainda mais saboroso. Ótimo para dias frios.
-Preparar chá mate batido com polpas de frutas congeladas ou com leite torna-se muito refrescante, nutritivo e ideal para dias quentes onde necessitamos estimular o sistema circulatório e cardíaco.
(Fonte : CAMARGO-MORO, FERNANDA DE – Arqueologias Culinárias da Índia – 2000 / SAVARIN, BRILLAT – A fisiologia do Gosto – 1989