04/02/2012
Secretaria de Saúde investiga casos de infecção no norte do estado, um óbito foi registrado
04/02/2012
A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) investiga um hospital em Jacarezinho, no norte do estado, em que nove pessoas contraíram infecções após realizar a cirurgia da catarata. As cirurgias foram realizadas através de um mutirão do Sistema Único de Saúde (SUS). Três pessoas perderam uma das vistas e um óbito foi registrado.
Os pacientes operados foram diagnosticados em centros de referência de Curitiba e Londrina com endoftalmite, uma infecção ocular grave, que pode levar a perda da visão.
Em nota, a Sesa informou que a superintendência de vigilância em saúde do órgão determinou, nesta quinta-feira (02), a interdição temporária e cautelar do centro cirúrgico e central de materiais do Hospital de Olhos do Norte Pioneiro, de Jacarezinho, enquanto são investigados os nove casos de pacientes com infecções graves após serem operados naquela instituição, inclusive com a ocorrência de um óbito.
A Vigilância Sanitária inspecionou o hospital e disse que detectou irregularidades que colocam em risco a saúde dos pacientes. Enquanto a investigação dos casos não for concluída e as irregularidades corrigidas, o estabelecimento não poderá realizar cirurgias.