27/01/2012
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral - ITC que trouxe um novo conceito de tratamento não cirúrgico para doenças da coluna completará um ano de atividades, na Capital paranaense, no próximo mês de maio. Trata-se de uma técnica pioneira chamada de RMA ou Programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral para tratar hérnia de disco, espondilolistese e protrusão discal, degeneração de disco lombar e cervical, instabilidade vertebral e dores ciáticas decorrentes da má postura.
Segundo Giuliano Martins, fisioterapeuta, especialista em ergonomi e responsável pelo ITC Vertebral Curitiba, “apesar do pouco tempo de implantação da técnica, o tratamento preventivo já está consolidado na Capital paranaense, sendo reconhecido pela comunidade médica como um procedimento eficaz.” A técnica é usada em toda a rede de franquias do ITC no Brasil sendo que a primeira unidade, em Curitiba, foi instalada na Avenida Silva Jardim, 3161, (41 3045-7272) no bairro Água Verde.
Além disso, o fisioterapeuta Giuliano Martins ministra palestras educativas em empresas, entidades, órgãos públicos, orientando com base cientifica, de como cuidar da coluna no trabalho. Entre as inúmeras recomendações estão a utilização de cadeiras com regulagens de encosto e assento, o posicionamento da tela do computador que deve ficar na altura dos olhos para que a coluna cervical (pescoço) fique em posição confortável ou quando for dirigir, ajustar o banco e os espelhos de modo que a coluna fique totalmente apoiada e os braços e as pernas fiquem levemente flexionados. As palestras são ilustradas com filmes e material impresso, como o livreto “Dr. Coluna”, com informações objetivas.
Mesas exclusivas
O diferencial do tratamentoestá no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão. “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia”, diz Giuliano Martins.
“Estas mesas proporcionam alívio imediato ao paciente e garante o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras”, diz o fisioterapeuta Giuliano Martins.” As mesas são exclusivas do ITC Vertebral e dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz”, conclui.
Manutenção com pilates
O ITC recomenda a manutenção da saúde da coluna, mesmo depois que o paciente melhorar da dor. Uma indicação é o pilates, que fortalece a musculatura e pode ser feito na própria estrutura do ITC Vertebral Curitiba, com o acompanhamento de fisioterapeutas especialistas também em Estabilização Vertebral, técnica esta que fortalece a musculatura profunda de toda coluna vertebral.
“O pilates ajuda na força, flexibilidade e tonificação da musculatura, auxiliando na recuperação total do paciente e a Estabilização Vertebral visa dificultar que a dor e o problema voltem depois de um tempo”, enfatiza Martins.