18-12-2009
Qual pai ou mãe não ficaria agoniado ao ver o filho ranger os dentes enquanto dorme?
18-12-2009
Qual pai ou mãe não ficaria agoniado ao ver o filho ranger os dentes enquanto dorme? Isso chama-se bruxismo e é um hábito caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, em que as forças sobre a musculatura são excessivas produzindo dores de cabeça, desgastes dos dentes, problemas gengivais, perdas precoces dos dentes de leite comprometendo o nascimento dos permanentes, e problemas na ATM (articulação em frente ao ouvido).
De causas variadas, o bruxismo existe em qualquer idade, e nas crianças até 6 anos de idade pode ser considerado normal devido a uma necessidade do organismo no acomodamento dentário e muscular que passa por diversas mudanças na infância. Alguns estudos acreditam que como a criança tem a fase de troca dos dentes, e alguns ficam em tamanhos diferentes, a mandíbula, que é móvel, procura um ponto de equilíbrio durante essa instabilidade, daí o surgimento do hábito. No entanto, na presença de um desgaste dentário excessivo ou dor, pais e responsáveis devem ficar atentos e procurar tratamento. Os principais sinais e sintomas são:
1)fazer barulho com os dentes durante o sono;
2)dores na face;
3)dentes com muito desgaste.
Porém em grande parte dos casos, o bruxismo infantil está relacionado com alterações psicológicas. Alguma alteração de rotina da criança, agressão reprimida, frustrações, problemas escolares, familiares ou com amigos podem iniciar eou agravar o bruxismo.
Por isso, muitas vezes torna-se necessário um tratamento multidisciplinar com o dentista, psicólogo ou médico.
Drª Anelize V Silva Sant’Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522
Marechal Deodoro, 80 3032 1922
anevds@yahoo.com.br