Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 02:10:11
Saúde

Fraude do silicone

26/01/2012

Detido na França o fundador da marca de implantes PIP

Fraude do silicone

26/01/2012  Fonte: R7 Notícias

O fundador da empresa que fabricou os implantes mamários defeituosos PIP, Jean-Claude Mas, foi detido nesta quinta-feira (26) na localidade de Six-Four, na região da Côte d'Azur francesa, indicaram fontes da investigação.

A detenção aconteceu no marco de uma das duas investigações judiciais iniciadas por supostas fraudes cometidas pela companhia e devido às consequências para a saúde das mulheres que têm próteses desta marca.

A investigação é comandada desde o mês passado pela juíza de instrução de Marselha Annaïck Le Goff por homicídio e ferimentos culposos.

Inicialmente, o empresário fora objeto de outro procedimento judicial, cuja fase de instrução foi encerrada em outubro do ano passado e que deveria dar lugar a um julgamento no final de 2012.

Apesar de a empresa ter falido em 2010, o empresário admitiu que a firma produziu um gel de silicone que não estava autorizado pelos órgãos responsáveis, mas descartou que apresentasse riscos para a saúde.

- Eu sabia que esse gel não era homologado, e o fizemos conscientemente porque o gel da PIP era mais barato [...] e de melhor qualidade.

Mais tarde, foi aberto um processo contra ele por homicídio e ferimentos voluntários.

Na França foram registrados pelo menos 20 casos de câncer entre as mulheres portadoras de implantes da PIP (16 delas eram câncer de mama), apesar de, no momento, não se poder estabelecer uma relação de causalidade.

De qualquer maneira, as autoridades francesas, assim como em outros países, inclusive o Brasil, recomendaram a extração desses implantes.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselhou às mulheres que tenham implantes PIP em todo mundo que consultem seus médicos ante qualquer suspeita de ruptura ou presença de dor.

Milhares de queixas foram apresentadas em diversos países contra a empresa PIP.