30/12/2011
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início, na segunda-feira, 27, a uma ação de comunicação para esclarecer a população sobre a retirada dos inibidores de apetite do mercado. A campanha também chama a atenção para a necessidade da adoção de hábitos saudáveis.
Nesta primeira fase, a ação será veiculada em emissoras de rádios, com mensagens que alertam a população de que a melhor maneira de emagrecer é ter uma vida saudável, com alimentação balanceada e atividade física semanal. Em fevereiro, a segunda parte da campanha será veiculada nas TVs em rede nacional.
Em outubro deste ano, a Anvisa decidiu cancelar os registros dos medicamentos do tipo anfetamínicos, utilizados como inibidores de apetite. A decisão foi motivada pela reavaliação destes produtos que demonstrou a ausência de dados positivos sobre sua eficácia e segurança. Na mesma ocasião, a Anvisa definiu regras mais rígidas para o medicamento Sibutramina, utilizado no tratamento da obesidade.
Na Farmácia Basso, quando o uso da Sibutramina era mais acessível, vendia-se até dez caixas por semana. Agora, com a nova medida, de que necessita receituário azul, o qual não é de uso de todos os médicos devido à exigência de autorização da Vigilância de Saúde, o uso ficou mais restrito. É preciso uma declaração que o paciente precisa utilizar esse medicamento.