23/12/2011
É comum ocorrerem excessos nas festas do Natal e do fim do ano, mesmo entre aqueles que passaram o ano todo a controlar o peso. Para que esta não seja mais uma época de “desastre” tenha alguns cuidados.
As ceias de Natal e de Ano Novo costumam revelar-se um “descalabro” em qualquer processo de controle de peso. No entanto, alguns cuidados na preparação dos alimentos podem minimizar os efeitos sobre o ganho de peso.
Escolha do prato principal
Se já começou a pensar na ceia de Natal defina qual será o tipo de carne ou peixe que vai cozinhar. O acompanhamento será escolhido em função do alimento proteico selecionado. Assim, se escolher uma carne gorda (leitão, lombo frito com gorduras visíveis, etc.) deverá dar preferência a um acompanhamento que não seja rico em gorduras. Boas opções são arroz branco e passas, ou batatas cozidas ou assadas. Não se esqueça de ter sempre presente uma boa quantidade e variedade de legumes cozidos (couves, brócolos, cenoura, couve flor, grelos, etc.). Para temperar tenha por perto o azeite, em vez de molhos à base de manteiga, natas, maionese, etc.
Contudo, o melhor é optar por uma carne magra (peru ou outra ave, peixe, etc.). É importante lembrar que, mesmo no caso das carnes magras, é bom retirar todas as gorduras visíveis antes de cozinhar, assim como retirar toda a pele das aves.
Feitas as melhores escolhas para a refeição propriamente dita, chega-se à parte mais doce e tentadora: a sobremesa.
E as sobremesas?
Também aqui é necessário algum cuidado, quer para não sobrecarregar uma refeição que já tenha sido muito calórica, quer para não pôr tudo a perder no caso de ter feito uma refeição controlada e pouco calórica. Não serve de nada fazer uma boa seleção de acompanhamentos na ceia e depois abusar das sobremesas, que são, quase sempre, hiper calóricas.
Se a escolha do prato principal recair sobre alimentos gordos, a sobremesa deve restringir-se a fruta fresca, salada de frutas, gelatina ou, no máximo, gelado de fruta em pequena quantidade.
Se, pelo contrário, optou por um prato mais leve para a ceia, pode comer uma pequena porção do seu doce preferido, mesmo daqueles que contenham ovos, natas, açúcar, leite condensado e outros ingredientes mais calóricos.
E as frutas secas?
Apesar de não serem ingeridos normalmente à refeição, os frutos secos e oleaginosos (nozes, amêndoas, caju, etc.) estão sempre “à mão” neste período! Apesar de não conterem colesterol (exclusivo dos produtos de origem animal), são uma grande fonte de calorias devido à elevada percentagem de gordura que têm. Contudo, a sua gordura é de boa qualidade, apesar de, qualitativamente fornecer as mesmas 9 calorias por grama que outras gorduras menos saudáveis.
Um copo para o brinde
As bebidas alcoólicas também representam um acréscimo importante nas calorias totais da alimentação, assim como os refrigerantes. Por isso, se quer comer um pouco mais na ceia sem comprometer muito o peso, substitua refrigerantes por água ou por uma variedade de refrigerante light, e não abuse das bebidas alcoólicas.
Assim sendo, tenha cuidado com as escolhas alimentares que fizer neste Natal. Aproveite as festas de fim de ano sem perder a forma.
BOAS FESTAS
MUITA PAZ E SAÚDE