Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 07:26:12
Saúde

Campo Largo teve primeiro Encontro de Saúde Mental

Campo Largo teve primeiro Encontro de Saúde Mental

21/10/2011

Nesta Segunda-feira (17) foi realizado o I Encontro de Saúde Mental, em Campo Largo. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o encontro teve por objetivos propor reflexão sobre questões relacionadas à saúde mental, além de divulgar os serviços oferecidos pelos Centros de Atendimento Psico-social (CAPS II e CAPS AD). O evento contou com as presenças do vice-prefeito Dante Vanin, do Secretário de Saúde Carlos Andrade, de pacientes, familiares de pacientes e equipe técnica dos Caps.
Os dois CAPS, junto aos ambulatórios de psicologia e psiquiatria e ao Núcleo Integrado de Saúde (NIS III), compõe o Complexo de Saúde Mental de Campo Largo. Cada uma das unidades presta atendimento especifico para cada perfil de paciente.
O Caps II é o local para tratamento de pessoas com transtornos mentais severos ou persistentes, e o Caps AD realiza atendimento às pessoas com dependência química de drogas licitas ou ilícitas. Em ambos os centros são realizados tratamentos com equipe técnica composta por psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira e oficineiros.
O secretário Carlos Andrade agradeceu aos profissionais de Saúde pela força de vontade e dedicação ao trabalho para melhorar os serviços na área da Saúde Mental. “Vocês têm mais do que profissão, têm uma vocação. E a força de vocês é o que nos dá motivo para continuar trabalhando e buscando melhorias para a área”, declarou. O Secretário afirmou ainda que o resultado dos tratamentos depende também do comprometimento dos pacientes. “Se vocês não aceitassem o trabalho que eles [médicos] dedicam nada disso seria possível”.
O vice-prefeito lembrou os benefícios que o Município conquistou na área. Em Junho deste ano a Prefeitura inaugurou o Complexo de Saúde Mental, o que possibilita mais agilidade nos tratamentos. “Muita coisa já foi feita mas ainda precisamos fazer mais. Acreditem, o Poder Público está ao lado de vocês, temos lutado para proporcionarmos mais qualidade de vida aos campo-larguenses”, enfatizou.

Apresentações - Entre tantas atividades realizadas nos Caps, destacam-se o coral (CAPS AD) regido pelo maestro voluntário, Gilmar Andrade, e mais recentemente, o grupo de canto (CAPS II). Para mostrar os bons resultados, ambos os corais apresentaram duas músicas para a plateia. Os expectadores acompanharam as canções e aplaudiram em pé as apresentações.
Os pacientes Alderico Favaro e Marildo de Freitas emocionaram o público com depoimentos sobre suas vidas, antes e depois dos tratamentos. Para encerrar os trabalhos o Dr. Arieno Lorenzetti ministrou a palestra “O que é Saúde Mental, os trabalhos realizados nos Caps”.
O I Encontro de Saúde Mental aconteceu na Casa da Cultura e teve inicio às 13h30min.