Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 05:13:05
Opinião

´Parque Cambuí, o nosso novo playground

´Parque Cambuí, o  nosso novo playground

14/10/2011

O Parque Cambuí, ou Newton  Puppi, cumpre uma importante função de defesa do Meio Ambiente e de suporte à qualidade de vida dos campo-larguenses. É praticamente a única reserva de floresta nativa, pública, na área urbana de Campo Largo. É também, desde o último Sábado (com a realização da Festa da Família), o mais importante local de lazer dos campo-larguenses, uma espécie de playground da cidade, onde as crianças, jovens, adultos e idosos terão, cada vez mais, espaço e atenção das autoridades públicas do Município.
Com centenas de metros quadrados de áreas verdes, trilhas para caminhadas, centro esportivo, parques de diversões, adulto e infantis (estes em construção), o Parque Cambuí caminha para ser um local de encontro das famílias, nos finais de semana e feriados, principalmente.
A destinação que a Prefeitura Municipal está dando àquela área pública, é das mais importantes, para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Teremos, ao contrário da maioria dos parques de Curitiba, um parque que somará o lazer ao esporte. O Centro de Esportes, cujas obras estão em fase de finalização, poderá se transformar em breve no berço dos nossos atletas, uma fábrica de campeões olímpicos.
Em recente entrevista na Folha, o secretário do Meio Ambiente do Município adiantou detalhes de como será o uso do parque, após a conclusão das obras, provavelmente em Janeiro ou Fevereiro de 2012. Não será um ambiente para o público fazer churrasco, como o Barigui de Curitiba, mas um local onde funcionará restaurante, lanchonete, e onde o usuário terá a oportunidade de praticar um esporte de sua preferência, em companhia de seus familiares.
Caminhar em meio à floresta, possivelmente será o programa mais importante do parque. Para os idosos e crianças, parques tipo playground, e para os jovens e adultos, o Centro Esportivo, no qual a Secretaria da Cultura e Esportes terá eventos e cursos destinados à prática de esportes  de competição, será o centro das atenções.
No parque haverá local amplo para estacionamento de veículos, mas nãos será permitida a circulação de veículos. A Festa da Família, do último Sábado, deu mostras de como poderá ser o uso daquela área pública. A cidade poderá se transformar, em breve, num centro de referência para o Balonismo, para o Arqueirismo, e para outros esportes para os quais ainda não existem áreas definidas.
Falta, entretanto, ainda, a conscientização de boa parte da população, quanto à necessidade de preservação daquela área. Existem, ainda, casos de invasão que precisam ser solucionados com urgência.