Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 07:59:07
Saúde

Outubro Rosa

05/10/2011

Mais uma vez o outubro será rosa em Campo Largo.

Outubro Rosa

05/10/2011  Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo

Através do ato simbólico de iluminar monumentos com a coloração cor-de-rosa, o movimento “Outubro Rosa” consegue incentivar o mundo todo para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. Nos próximos dias o letreiro Campo Largo, no viaduto de entrada da cidade, receberá luz rosa. Dia 20 de outubro o Museu Histórico também recebe a iluminação.
               Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Responde por 22% dos casos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, as chances de cura são de 92%. De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade, em Campo Largo, somente este ano, ocorreram cinco óbitos de mulheres que diagnosticaram tardiamente a presença da doença.
                Para estimular as mulheres da cidade a fazerem a prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde preparou, além da iluminação, ações para a quinta-feira, dia 20. Uma passeata de mulheres vai sair da Praça do Museu Histórico às 8h30, a caminhada vai até o Parque Newton Puppi. “Esta é uma mobilização para que todos tenham consciência da gravidade do câncer de mama”, falou Carlos Andrade secretário de Saúde.
                No Parque Newton Puppi todas as presentes terão a oportunidade de participar de palestras com ginecologistas e aprender mais sobre o autoexame. Também haverá aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
                Já no sábado, dia 22 de outubro, acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da região urbana, campanha de prevenção do câncer de colo de útero e bucal. “A campanha será preventiva”, finalizou Andrade.
                A participação é gratuita e não é necessária a realização de inscrição.


Histórico
                A iniciativa do Outubro Rosa nasceu há 10 anos na Califórnia (EUA) quando o Congresso Americano aprovou o mês de outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Os primeiros movimentos contra a doença começaram com a adoção do laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Fomen for the Cure, para a Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque em 1990.
                 Desde então entidades começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama denominadas como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. No ano passado a coloração rosa chegou à Torre Eiffel, em Paris e num de nossos maiores símbolos nacionais, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.