Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 07:34:09
Saúde

Saúde

03/10/2011

Atividade física em excesso pode engordar?

Saúde

03/10/2011

Fonte: E-Band.com.br

Cansadas daquelas gordurinhas a mais e loucas para perder peso, muitas pessoas pensam logo em entrar em uma academia e iniciar uma intensa jornada para finalizar o famoso “projeto verão”. Mas, será que este é o melhor modo perder peso?

Em um estudo conduzido pelo médico Steve Boutcher na Universidade de South Wales, na Austrália, foram avaliados dois grupos de 45 mulheres, todas com 20 anos e um pouco acima do seu peso normal. Durante a análise um grupo, que treinou 40 minutos, pedalando em uma velocidade regular e continua, ganhou 500 gramas em 15 semanas. Já o outro que fez um treino curto e focado de 20 minutos perdeu 2,5 quilos no mesmo período.

São inúmeras as pesquisas que comprovam que quando o treino é curto, porém, focado, é mais eficaz que aquele que o indivíduo busca o seu objetivo em muitas horas de treino. “Um dos erros mais comuns são as pessoas acharem que derrepende ao entrar na academia elas irão perder o peso rapidamente indo todos os dias durante dois ou três meses”, afirma ao Portal da Band Carlos Klein, personal trainer da equipe Movimenta-se.

O preparador explica que para iniciar uma atividade física a pessoa primeiramente tem que se adaptar aos exercícios e depois aumentar a frequência e o foco. ”Eu recomendo a pessoa fazer de duas a três vezes por semana, sendo um treino de 30 a 45 minutos. O tipo de exercício varia de pessoa pra pessoa, dependendo do seu condicionamento físico. No entanto, a atividade tem que ser algo desafiante, que seja difícil para ela, evitando se acomodar.”

Com este pensamento o mais importante é conhecer o seu corpo antes de exigir uma grande frequência. “Por incrível que pareça na atividade física, geralmente o menos é mais. Você precisa primeira tentar aprender e conhecer o seu organismo para movimentar com qualidade e depois pensar em aumentar a densidade e o volume dos exercícios", afirma o personal trainer.

Importância da dieta

A gama das pessoas para emagrecerem rapidamente para o verão é um dos maiores problemas, gerando treinos acima do normal e em mais dias do que o recomendável, segundo Klein.

Atitudes como estas causam desgaste calórico e, se não houver uma alimentação correta, também ocorre o aumento de peso, principalmente quando existe o pensamento de não mudar a alimentação já que está tendo um grande excesso de exercícios. “Se ela quer emagrecer ela tem que gastar mais do que comer, ocasionando em um débito calórico. Ela precisa aliar essa atividade física com uma orientação de um profissional, tendo uma dieta ideal para o tipo de treino que ela quer ter.”

O especialista reforça ainda mais a importância de se alimentar corretamente. “Eu diria até que mais importante que fazer o exercício é controlar a dieta. A atividade física ajuda, mas ter uma alimentação controlada é muito melhor.”

Categoria de prática de exercícios

Ao falar de faixa etária e sexo para realizar atividades físicas, Klein explica que o que varia mais é a frequência de exercícios, classificando os usuários de iniciante, intermediário e avançado. 

Iniciante: são pessoas que estão começando agora ou estão a mais de seis meses parados. Para elas o recomendável são exercícios de duas a três vezes por semana com uma atividade física equilibrada entre a musculação e os exercícios cardiovasculares (corrida, bicicleta, boxe, natação, etc.).

Intermediário: usuários que já fazem exercícios frequentemente durante pelo menos seis meses, recomendável o mesmo treino, porém de três a quatro vezes por semana. 

Avançado: pessoas com mais de um ano em atividades físicas, momento na qual o exercício já faz parte do seu dia-a-dia. Apesar de ser algo cotidiano, o recomendável é que a pessoa não passe de um treino de quatro vezes por semana, pois pode criar um grande desgaste e até causar lesões.

Cuidado com o desgaste  

Com isto, vale o alerta para os que já tiveram uma rotina intermediária e avançada. “Um corpo com mais de três meses sem atividade física já é considerado sedentário. Um dos maiores erros são pessoas que já tiveram uma rotina física e querem retornar em um ritmo elevado. Naquele momento que ela está parada por um bom tempo, ela volta a ser iniciante”, explica o personal.

Já para os que estiverem começando o importante é ter paciência e controlar a ansiedade. “Quando você começa a fazer uma atividade física tem que pensar no que está fazendo, sem ter pressa de aumentar a quantidade. Exercício é que nem uma arte marcial, o iniciante é como se fosse um faixa branca, ou seja, um faixa branca não pode lugar com um faixa preta logo de cara, é preciso ter paciência e conhecer o seu corpo antes de tudo” finaliza Carlos Klein.