16-09-2011
Depois da parceria realizada entre Prefeitura de Campo Largo, Instituto Ronald McDonald e Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), será lançado na próxima Terça-feira (20) a capacitação dos 90 profissionais de saúde para o diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes.
O curso vai acontecer entre os meses de Setembro e Dezembro e será ministrado para as equipes que atuam no programa "Estratégia da Saúde da Família" (ESF). Ele será ministrado por profissionais dos três hospitais envolvidoas com a APACN, Hospital das Clínicas, Erasto Gaertner e Pequeno Príncipe em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde. O instituto Ronald McDonald dará o aporte financeiro necessário para o desenvolvimento do projeto e a Prefeitura de Campo Largo será a responsável pela gestão de pessoas.
Os profissionais serão divididos em quatro grupos e vão receber informações em seis temas diferentes: política nacional de atenção oncológica, epidemiologia do câncer infantojuvenil, os sinais e sintomas de suspeição, os cuidados necessários para a atenção da criança e do adolescente com câncer, o PSF e o cuidado da criança e do adolescente com câncer e a organização do sistema de referência e contra-referencia para a assistência à criança e ao adolescente com câncer na área de abrangência do projeto.
O Município já é considerado referência em Saúde no Estado, pelas intensas campanhas de prevenção ao combate da Dengue, campanha de vacinação, bem sucedidas, e atendimentos em hospitais especializados como o Hospital Infantil Waldemar Monastier. Para o prefeito Edson Basso a conquista desse reconhecimento se deve, essencialmente, pelo esforço dos profissionais envolvidos.