05-08-2011
Betinho recebe Certificado da Justiça Eleitoral e assume vaga na Câmara
05-08-2011
A Câmara Municipal de Campo Largo informou, na manhã desta Quinta-feira (04), ao Tribunal Regional Eleitoral, a vacância de cadeira de vereador, com a cassação de Nelson Silva de Souza, o Nelsão, do PMDB, por Quebra de Decoro Parlamentar. Para assumir a vaga, foi chamado o primeiro suplente da legenda, Airton Roberto Vaz da Silva, o Betinho, 54 anos, que conquistou nas eleições de 2008, 1.171 votos.
Na tarde desta Quinta-feira (04), Betinho foi ao Fórum Eleitoral de Campo Largo, onde recebeu o seu Certificado, para assumir imediatamente a função. Já nesta Segunda-feira (08), Betinho estreará na sua primeira sessão ordinária, no Legislativo campo-larguense. Betinho concedeu entrevista exclusiva à Folha de Campo Largo, nesta Quinta-feira, onde falou da sua vida e dos seus projetos como vereador.
Quem é
Campo-larguense de uma família de 12 irmãos, Betinho é o único vivo. Sua mãe faleceu quando ele tinha apenas nove anos de idade e o pai, quando ele tinha 12 anos. Os irmãos, todos, morreram por causa de uma doença hereditária, que causa insuficiência respiratória. "Mas eles tinham um agravante, fumavam", disse Betinho. Ele mesmo, Betinho, já esteve quase morto quando, há dez anos, sofreu um aneurisma cerebral e os médicos disseram que ele dificilmente escaparia e, se escapasse, ficaria cego e surdo.
"Eu estou aqui", disse Betinho, mostrando, com uma boa dose de humor, que venceu até a morte, "pelo menos desta vez", explica. Ele disse que só tem uma certeza, de que ele será, entre os irmãos, "o próximo a morrer" (é o último). Depois da morte dos pais, Betinho foi trabalhar na Auto-Cecília, onde entrou aos 13 anos de idade, como lavador de carros, depois lavador de peças e, por último, mecânico. Depois foi para a Incepa, onde trabalhou por 19 anos.
Nesse meio tempo, Betinho estudou, formou-se bacharel em Ciências Contábeis, na Faculdade Bom Jesus, foi professor do Kennedy e montou um dos maiores escritórios de contabilidade da cidade. Sua esposa, Noeli Maria Benato Silva, é ministra da Eucaristia, na igreja Matriz e participa da Pastoral Hospitalar. Uma das suas filhas, Anelise, é dentista e a outra, Elisa, é advogada e trabalha no Tribunal de Justiça. O filho, Gustavo, cursa o Segundo Grau e trabalha com o pai no escritório de contabilidade. "Ele vai fazer Contabilidade também", disse orgulhoso o pai.
Na Câmara
Quando deu a entrevista à Folha, na manhã desta Quinta-feira, Betinho ainda não sabia que, horas depois, receberia o Certificado da Justiça Eleitoral para assumir a cadeira de vereador. Ele disse que não sabia quando assumiria, mas disse que tem projetos e objetivos, mesmo nesse curto espaço de tempo que exercerá mandato na Câmara Municipal, pouco menos de um ano e meio.
Betinho concorreu três vezes, para vereador, recebendo na primeira eleição, 340 votos; 740 na segunda e nesta de 2008, 1.171 votos. "Vou brigar para que o Plano Diretor de Campo Largo seja revisto; vou defender mudanças no zoneamento, para desaforar algumas áreas que hoje estão como de Preservação Permanente, para que o nosso Município possa ter uma área industrial. Vou lutar por obras e melhorias para vários bairros da cidade, principalmente para a vilas Solene, Silka, Oto e Elizabeth, na região onde eu moro", acrescentou.
Betinho disse, também, que vai defender, junto ao prefeito Edson Basso, ações para melhorar a vida das empresas da cidade. "Vou defender ações da Prefeitura, para facilitar a implantação de novas empresas, nós não podemos perder empresas para outros municípios, devido às dificuldades delas se instalarem em Campo Largo", explicou.
No meio da tarde, nossa equipe foi informada de que Betinho estava na Câmara Municipal, onde falaria com o presidente, Joslei Andrade, por quem foi chamado. Na Câmara, Betinho entregou ao presidente, o Certififcado da Justiça Eleitoral, e soube que o seu gabinete já estava sendo preparado, para recebê-lo já na Segunda-feira. Ele tomará posse às 20 horas, logo após a abertura da sessão ordinária.