29-07-2011
Conferência avalia políticas públicas de Assistência Social
29-07-2011
A VIII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no último dia 21, avaliou a situação das políticas públicas assistenciais do município. Governo municipal e representantes da sociedade civil participaram de debate sobre a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município. Como resultado, foram eleitas novas diretrizes de trabalho, que visam o aprimoramento dos serviços, projetos, programas e benefícios da área já disponíveis em Campo Largo.
O tema da conferência, convocada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, foi "Consolidação do Suas com valorização dos trabalhadores e qualificação da gestão e serviços". Para explicar sobre o tema e apresentar um panorama das políticas públicas de assistência social no Brasil, a conferencia contou com palestra ministrada pela professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Márcia Terezinha de Oliveira, que realizou um resgate histórico dos principais fatos relacionados à área e principais leis que regulamentam o Suas.
A palestrante explicou, de forma rápida e clara, como são os trabalhos que delimitam a Assistência Social dentro do município e qual sua importância para o desenvolvimento pessoal de cada cidadão que se encontra em risco de vulnerabilidade social. "O Suas é nossa principal ferramenta, é a partir desse sistema que conseguimos planejar a continuidade do trabalho, pensar em ações de serviços estruturados, para que os usuários desse sistema consigam com o tempo ser independentes", declarou Márcia.
Para o secretário municipal de assistência social e presidente do conselho, Jefferson Cavalli Cuba, a VIII Conferência enriqueceu ainda mais o trabalho, proporcionando troca de experiências e reflexão sobre novas ideias. "Nosso objetivo é valorizar os profissionais da área e acredito que vimos conseguindo. Esta conferencia trará grandes mudanças e avanços para nosso município", enfatizou.
Todos os participantes tiveram a oportunidade de propor novas demandas para melhoria da área, bem como de ajudar a decidir os próximos passos e rumos para a Assistência Social. Após a palestra o público dividiu-se em grupos de trabalho para aprimorar as propostas eleitas, anteriormente, nas pré-conferências.
As propostas eleitas na conferência foram: Implementação de Planos de Carreira, Cargos e Salários, Capacitação continuada dos trabalhadores da Assistência Social; Aprimoramento de mecanismos de avaliação no mapeamento de todo o município; Realização de reuniões periódicas com a população em todos os locais de atendimento da assistência social; Criação de rede de atendimento com protocolo único de todos os órgãos governamentais e não governamentais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade; Elaboração de programas de sustentabilidade no interior, firmando parcerias, dentre outras.
As propostas foram eleitas pelos delegados, a partir das ideias de todos os participantes. Os delegados, na próxima etapa, irão defender as propostas de Campo Largo na Conferência Regional de Assistência Social.