13-07-2011 Fonte: R7 Notícias
O ex-jogador Marcelinho Carioca, que é do PSB de São Paulo, pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a perda do mandato de Gabriel Chalita, deputado federal que recentemente trocou o PSB pelo PMDB.
Marcelinho, que não se elegeu no ano passado e é suplente imediato do PSB, alega infidelidade partidária.
Pelas regras eleitorais brasileiras, os mandatos pertencem aos partidos, que podem exigi-los na Justiça caso fique comprovado que o parlamentar trocou de sigla indevidamente.
Na petição encaminhada ao TSE, Chalita é acusado de se desfiliar do PSB sem apresentar justa causa, condição necessária para que a troca de partido seja autorizada.
São exemplos de justa causa incorporação ou fusão de partidos, criação de uma nova legenda, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal.O pedido de Marcelinho afirma que a migração de Chalita ocorreu "de forma totalmente imotivada, não estando inserida em nenhuma das hipóteses de justa causa".
Se Chalita perder o mandato, quem assume é justamente Marcelinho Carioca. Com pouco mais de 560 mil votos, o hoje peemedebista foi o terceiro deputado mais votado do país, atrás apenas de Tiririca (PR-SP) e Anthony Garotinho (PR-RJ).
O R7 entrou em contato com as assessorias de Chalita e Marcelinho, mas não obteve retorno.