12-07-2011 Fonte: R7 Notícias
A Mesa Diretora da Câmara analisa na manhã desta terça-feira (12) o relatório do corregedor da Casa, Eduardo da Fonte (PP-PE), sobre a posse da deputada eleita Janete Capiberibe (PSB-AP). Fonte seguiu a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), que invalidou a Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. Caso a Mesa Diretora decida em favor de Janete, ela será a primeira "ficha suja" a assumir uma vaga na Câmara.
O registro de candidatura da deputada havia sido barrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) antes da decisão do STF. A Ficha Limpa diz que só podem disputar as eleições pessoas que não tenham condenações por crimes graves (julgados por um colegiado de juízes) e que não tenham sido cassadas - o que foi o caso de Janete. Ela perdeu o mandato de deputada em 2006 sob a acusação de ter comprado votos por R$ 26 em 2002.
O marido dela, João Capiberibe (PSB), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pela mesma acusação. Testemunhas revelaram à Justiça, no ano passado, que a ação foi armada e que os supostos eleitores "comprados" pelo casal receberam dinheiro para acusá-los. O caso ainda é investigado pelo Ministério Público Federal.A deputada mais eleita do Amapá afirmou recentemente, em entrevista ao R7, que foi "vítima de uma ação fraudulenta".
- Eu não tenho o sentimento de vingança, nada disso. Eu quero entrar tranquilamente na Câmara e dar sequência ao meu trabalho como deputada.