12-07-2011 Fonte: Paraná Online
Novo boletim expedido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) apresenta uma redução de 21% no número de casos de dengue confirmados em todo o Paraná em 2011. Neste ano, de janeiro até agora, o Paraná já notificou 25.708 casos autóctones da doença, contra 32.586 no mesmo período do ano passado.
Sezifredo Paz, superintendente de saúde da Sesa, afirmou que apesar das medidas tomadas durante a crise que se instalou ao longo do início do ano, alguns municípios apresentam informações preocupantes. "Vamos fazer uma visita de supervisão nos 65 municípios prioritários", afirmou Paz.
Durante o mês de julho as equipes regionais da Sesa vão supervisionar e monitorar os 65 municípios considerados prioritários para a prevenção de uma possível epidemia em 2011/2012. O relatório final deve ficar pronto somente no mês de agosto. Caso sejam confirmadas as suspeitas da secretaria, os municípios que não apresentam um planejamento de combate ao mosquito devem ser acionados pelo Ministério Público do Estado.
A ideia da Sesa é não entrar no próximo período de temperaturas elevadas com os municípios prioritários sem preparo para o combate efetivo aos focos da doença. Paz ressalta que as medidas de prevenção devem ser tomadas agora, quando diminui a velocidade de multiplicação do mosquito.