10-06-2011
Emídio Pianaro vai defender sua candidatura para prefeito em 2012.
10-06-2011
Empresário do ramo de alimentação (Restaurante O Pescador), ex-vereador e ex-prefeito de Campo Largo, o Engenheiro Civil Emídio Pianaro Junior também vai colocar seu nome à disposição do partido, como candidato a prefeito em 2012. "Vou participar da convenção do partido e colocar meu nome para disputar a indicação", disse ele na entrevista exclusiva à Folha de Campo Largo. Para o ex- prefeito, Campo Largo vive um momento importante, econômica e politicamente, e precisa de um prefeito com ficha limpa e experiente.
Emídio é filiado ao mesmo partido do prefeito Edson Basso, o PMDB, foi diretor da Cocel no primeiro mandato de Basso e é Delegado do partido nas convenções estaduais. Lider de uma facção do PMDB local, ele não descartou a possibilidade de viabilizar a sua candidatura tenazmente, dentro da agremiação. Na possibilidade de uma rejeição do seu nome, dentro do partido, o que ele não acredita que aconteça, garante que pode sair para procurar abrigo sob outra sigla.
Quem é
Emídio Pianaro Junior foi vereador entre 1989 a 1992, foi prefeito entre 1993 e 1996 e diretor da Cocel entre 2005 e 2008. Casado com a professora Jussara Zanlorenzi Pianaro, três filhos (Matheus, Engenheiro Agrônomo, Fernando, empresário e Carolina, Médica), dois netos (Nathalia e Antonio Enzo), Emídio é dedicado à família. Na política campo-larguense sempre foi muito importante, inclusive na aliança que elegeu Edson Basso, em 2004.
Como prefeito, Emídio enfrentou graves crises econômicas nacionais e muitos problemas econômicos, como o Plano Bresser e o Plano Collor. Na sua administração, além das crises nacionais e internacionais, que afetaram a Nação, estados e municípios, ele enfrentou graves problemas climáticos, com prejuízos na cidade, com enchentes, principalmente, e um Governo do Estado (Jaime Lerner), adversário político, que usou mão de ferro contra Campo Largo.
Realizações
Apesar das dificuldades, Emídio acredita que fez um bom Governo. "Nós recebemos o Centro Médico inacabado, como um grande elefante branco. Tivemos que terminar a obra e equipá-la, além de contratar pessoal para trabalhar. Durante a minha administração, Campo Largo tinha um excelente atendimento na área de Saúde", explicou, adiantando ainda uma série de obras, na área de Saúde.
Na área de Educação, Emídio Pianaro fala do CAIC, que também precisou ser concluído e equipado, para poder funcionar, além de uma série de outras obras, como a construção da Escola Municipal Primeiro de Maio e salas nas demais escolas municipais, ampliando o número de salas de aula à disposição das crianças.
"Em meu governo, as chuvas destruiram quase todas as pontes do Rio Cambuí e do Itaqui. Nós reconstruímos as pontes e providenciamos obras para prevenir enchentes, na cidade e no interior do Município", disse ele, adiantando que não foi fácil, mas conseguiu.
"Realizei muitas obras na área de Saneamento Básico, dobrei a rede de esgotos da cidade e implantei a Estação de Tratamento de Esgotos do Botiatuva. Quando assumi a Prefeitura Campo Largo tinha cerca de 30 quilômetros de galerias de esgotos e emissários, quando entreguei o mandato já eram mais de 48 km", explicou.
Emídio lembra, ainda, de obras nas áreas de pavimentação urbana e construção de várias creches e postos de saúde. "Muitas dessas obras nós conseguimos graças à economia que fizemos na Administração, e à parcerias com entidades. Ele destaca por exemplo a Ciclovia e a Praça, na margem do Itaqui, atrás de onde hoje está o Centro Administrativo. Destaca ainda a parceria com a Acicla e o trabalho com os programas Formando Cidadão, Guarda Mirim, Cime, e a Horta, que produzia alimentos para as escolas.
Futuro
Emídio disse que vai colocar seu nome à disposição do PMDB porque acredita que Campo Largo necessita de um prefeito honesto, experiente e maduro. "Precisamos de um prefeito que esteja próximo da população, que respeite o povo, que seja amigo dos funcionários públicos, que tenha ficha limpa e disposição para trabalhar pelo Município", explicou."Campo Largo cresceu muito, nos últimos 20 anos, e não se preparou adequadamente para o futuro. A cidade precisa de um plano viário que comporte esse crescimento, precisa implantar binários, precisa melhorar o acesso com Curitiba, diversificando rotas para evitar o gargalo que a rodovia representa hoje. A cidade vai "explodir", nos próximos quatro a oito anos, e vai precisar resolver esses problemas agora. Precisamos resolver nosso problema da disposição e tratamento do lixo, precisamos implantar parques, áreas de lazer para a população, precisamos gerar mais empregos e preparar nossos jovens para assumir as novas vagas", disse Emídio.
Para tudo isso, segundo ele, é necessário experiência e conhecimento técnico que o PMDB tem, em seus quadros. Ele se coloca como um desses cérebros, por ter experiência na administração pública, como ex-prefeito, por ser honesto, capaz e por ser Engenheiro Civil, o que lhe confere uma visão diferenciada da maioria dos nomes de líderes políticos da cidade. Não acredita que seja muito cedo para que os partidos comecem a olhar, em seus quadros, quem realmente tem condições de ser escolhido como o candidato a prefeito, para as eleições de 2012.