03-06-2011
Nivaldo Faustino de Oliveira é o novo Cidadão Honorário de Campo Largo
03-06-2011
O empresário Nivaldo Faustino de Oliveira (52) é o mais novo Cidadão Honorário de Campo Largo. O Título foi entregue em solenidade especial, na Câmara Municipal, na noite da última Sexta-feira, com a presença do prefeito Edson Basso, do deputado federal Hidekasu Takayama, secretários municipais, vereadores, familiares e convidados.
O reconhecimento do Município pelos relevantes trabalhos realizados pelo empresário, tanto na área empresarial quanto e principalmente, na social, foi proposto pelo vereador Darci Andreassa. A festa de outorga do título de Cidadão Honorário, emocionou o empresário e seus familiares. O plenário da Câmara Municipal ficou pequeno para o grande público presente.
Merecimento
O novo Cidadão Honorário de Campo Largo tem uma história interessante. Sua vida foi de muito sacrifício, mas desde jovem ele já demonstrava que não seria mais um homem comum, um simples trabalhador, pai de família, ou um simples empresário, ele seria Nivaldo Faustino, um iluminado, um homem capaz de mudar a realidade em sua volta.
Com seu jeito humilde de ser, Nivaldo, nascido em California, interior do Estado, chegou em Campo Largo em 1975, trabalhou no ramo de cereais, na Lorenzetti, na Montecalme - Montagens Industriais e em Balsa Nova e na Refinações de Milho Brasil. De volta à California em 1989, montou uma fábrica de chinelos, mas em 1991 estava novamente em Campo Largo, cidade que o atraía, não sabia por que.
Tão logo retornou à cidade, ele criou a Elemec, inicialmente prestadora de serviços na área de Mecânica e Metalúrgica. A empresa era apenas ele, dois funcionários e uma caixa de ferramentas. Dias difíceis para ele e sua família, a esposa Ana Maria Bertoja de Oliveira e os filhos Jaqueline, Vinícios e Leonardo.
Trabalho, Ética e Eficiência estavam e estão em tudo o que Nivaldo se dispõe a realizar. Como a quem madruga Deus ajuda, Nivaldo estava no lugar certo, na hora certa e realizando o trabalho que muitas empresas necessitavam. Logo a competência profissional e a credibilidade da Elemec se tornaram conhecidas no mercado. Com menos de um ano a empresa já firmava parcerias importantes com indústrias de mancais e rolamentos, cimento, cal e pedreiras, algumas que mantém ainda hoje.
Campo Largo, nos primeiros anos da Elemec, iniciava o atual "boom" de desenvolvimento econômico. E a Elemec cresceu na esteira desse desenvolvimento, mas porque tinha os pré-requisitos que o mercado exigia. À sua frente, o empresário soube aproveitar as oportunidades do mercado e crescer com a cidade. A Elemec passou a atuar em indústrias de grande porte dos ramos alimentício, eletroeletrônico e cerâmico, de mineração e outras, localizadas em Campo Largo e municípios vizinhos. E não parou mais de crescer e a ocupar os espaços à sua disposição no mercado, ao ponto de ser, hoje, uma das mais importantes indústrias metalúrgicas, com ênfase na área de montagem industrial.
Mas a par do sucesso empresarial, Nivaldo desenvolveu também projetos sociais. Homem sempre preocupado com os menos favorecidos, em ajudar a quem precisava, ao seu redor, ele acabou por encontrar a obra que o seu coração procurava. Em 2010, ele ajudou a criar, em parceria com o Provopar Municipal, o Centro Educacional Ação Solidária - CEAS, que atende mais de 100 crianças carentes da região do Bom Jesus, em contraturno escolar. O CEAS atende as crianças e adolescentes com oficinas de Informática, Inglês, Artesanato, atividades esportivas como Futebol, Basquete, Karatê, Dança e Teatro. São servidas às crianças e jovens, alimentação e atenção especial, até orientação social.
E foi principalmente por esse trabalho, que tem a marca e o jeito de Nivaldo, que levou o vereador Darci Andreassa a propor, na Câmara Municipal de Campo Largo, a concessão do título de Cidadão Honorário para esse empresário.
Durante a solenidade de outorga do título, Nivaldo viu e ouviu a sua vida ser mostrada em detalhes, em cada discurso, em cada palavra dos oradores que se sucederam. A entrega do título de Cidadão Honorário somou- se à entrega de outro diploma, trazido pelo deputado federal Hidekasu Takayama, de Brasília, que destaca o empresário com Menção Honrosa, como um homem incomum, um cidadão digno do reconhecimento da
sociedade.