04-11-2009
As primeiras palavras são um dos momentos mais esperados pelos pais.
04-11-2009
As primeiras palavras são um dos momentos mais esperados pelos pais. Alguns sinais indicam se o desenvolvimento da linguagem está normal ou não.
Em média, com 1 ano a criança começa a imitar a fala do adulto e percebe a importância da linguagem. Ela não fala, mas interage, entende e interioriza tudo o que ouve. De uma hora para outra começa a falar sem parar. Um atraso normal pode ocorrer até os 3 anos.
Não é normal
A criança deve tentar comunicar-se de algum jeito pela fala até os 2 anos. Nessa idade já tem capacidade de imitar as palavras, mesmo falando errado. Se até essa idade não interage, só aponta para as coisas e chora, há algo de errado. Exames auditivos e psicomotores identificam se há problemas físicos ou psicológicos. Podem ser feitos em clínicas de fonoaudiologia ou nas unidades de saúde.
Porque atrasa
Os meninos demoram mais para falar, já as meninas são mais falantes. Se a criança não emite som, rejeita a comunicação e não faz contato nem com o olhar, pode ter distúrbios psiquiátricos, como o autismo. Em famílias desestruturadas emocionalmente, pode reagir bloqueando a fala. Se há um novo bebê na família, a criança pode ver que ele não fala e ganha atenção, aí emudecer para ser percebida. Problemas na garganta (pregas vocais), respiração bucal e mal posicionamento da língua deixam a musculatura facial flácida e atrapalham a formação dos dentes, dificultando a fala. Um odontopediatra pode identificar o problema e orientar os pais.
Teste da orelhinha
Em caso de surdez, quanto mais cedo é identificada, mais chances a criança tem de desenvolver a fala. O aparelho pode ser usado desde o nascimento. O teste da orelhinha deve ser feito na maternidade e identifica deficiências auditivas. É determinado por lei e foi regulamentado no Paraná em março deste ano. Os hospitais estão em adaptação para oferecer o exame. Nos públicos será gratuito. Solicite o teste na maternidade. Se ainda não estiver disponível pode ser realizado em clínicas fonoaudiológicas particulares. O preço varia de R$ 60 a R$ 120.
Atenção total
Para identificar anormalidades, verifique se a criança tem intenção de comunicar-se. Compare com outras da mesma idade. Alguns sinais devem alertar: não prestar atenção no barulho da tevê ou de alguém conversando, não corresponder acompanhando com os olhos ou dando risadas, não virar-se na direção de quem está falando.
Estimule
Converse todo o tempo com ela, cante, faça brincadeiras de roda. Evite chupetas (inibem a fala). Use mamadeiras com bico ortodôntico e mantenha o tamanho do orifício para permitir que a criança faça força ao sugar e exercite a musculatura oral, importante para o processo da fala. Use copo e colher. Não a deixe na frente da televisão por muito tempo. Se falar errado ou gaguejar, não a reprima, repita da maneira correta, pois ela associa pela audição. Procure estimular a interação com a família, como deixá-la à mesa durante as refeições. Leve-a para brincar com outras crianças.
Fontes: Ângela Ribas, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Paraná, e Adriana Costacurta, odontopediatra do Centro de Estética Oral Paraná,Gazetadopovo.