27-05-2011
Ex-prefeito Affonso Guimarães poderá ser candidato em 2012
27-05-2011
Em entrevista exclusiva à Folha de Campo Largo, o ex-prefeito Affonso Portugal Guimarães (64), admitiu a possibilidade de ser candidato à sucessão do prefeito Edson Basso, em 2012, caso seja convocado pelo partido. Analisando uma espécie de "vazio" de candidatos fortes, no Município, ele disse que "na minha idade não tenho mais o direito de ser pretensioso, mas não fujo à convocação, a qual se define por meio de pesquisa popular, quantitativa e qualitativa. Se a população me convocar, sou candidato, sim", garantiu ele.
Apesar da intervenção na qual se encontra o Diretório Municipal do seu partido, o PSDB, o ex-prefeito acredita que nada vai acontecer com o PSDB campo-larguense. Entretanto deixou escapar, nas "entrelinhas", durante a entrevista, que se algo acontecer ele tem a possibilidade de deixar o PSDB e integrar outro partido, juntamente com seus companheiros, os quais fizeram o PSDB de Campo Largo um dos mais fortes de todo o Estado.
"Não fujo à convocação, a qual se define por meio de pesquisa popular, quantitativa e qualitativa. Se a população me convocar, sou candidato, sim"
Intervenção
"Não acredito que o PSDB estadual faça alguma alteração no PSDB de Campo Largo. O diretório de Campo Largo está sob intervenção como mais de 300 diretórios em todo o Paraná. Isso é normal porque o governador Beto Richa quer realinhar o partido com o seu modo de gerenciar. Mas ele não deve fazer nenhuma mudança em Campo Largo, um dos diretórios mais fortes do PSDB em todo o Paraná. Nós temos história, dentro do partido, que merece ser considerada pela direção estadual", disse ele.
Affonso Guimarães acrescentou: "Não se constrói um partido apenas com conversa, nossa história dentro do PSDB de Campo Largo foi construída com muito esforço e muitas realizações, com propostas que se tornaram realidade". Ele destaca os programas sociais como o Bombeiro Mirim, o Nossas Meninas, o Agente Jovem, Projeto Sentinela, ampliação da Guarda Mirim, manutenção do Formando Cidadão, e apoio ao Proerd, Centro de Convivência do Idoso, Lar das Crianças, Feira da Louça, dentre outros.
"Não acredito que o PSDB estadual faça alguma alteração no PSDB de Campo
Largo. Nós temos história, dentro do partido, que merece ser considerada pela direção estadual".
História
Duas vezes prefeito de Campo Largo (1989-1992, 2001-2004) e vice de Carlos Zanlorenzi (1983-1989), Affonso Guimarães lembra que foi um dos prefeitos que mais construiu em Campo Largo. Das suas obras ele destaca o Caic, a Prefeitura Municipal, 80% de todas as unidades de Saúde do Município, o NIS III, o Centro Médico, 60% das creches e mais de 50% das salas de aula do Município, mais de 200 módulos sanitários no Interior, redução da mortalidade infantil principalmente em São Silvestre, 16 secadoras de grãos, três abastecedores comunitários, dragagem do Rio Cambuí, redes de energia elétrica da Prata e Pratinha, chegando a Itaiacoca na divisa de Ponta Grossa, Pinheiro, divisa com Castro e São Pedro, divisa com Itaperuçu; tarifa de energia 17% mais barata que a da Copel para a indústria e 9% mais barata para residências; construção dos conjuntos Moradias Bom Jesus, Partênope, Carlos Zanlorenzi e Domingos Andreassa.
Affonso lembra que nas duas administrações sob o seu comando, o Município avançou muito. "Foram períodos difíceis para a Economia do País, dos estados e dos municípios, mas mesmo assim nós conseguimos avançar, investir com segurança os recursos públicos, como a construção de escolas e de salas de aula, de postos de Saúde e outras obras". Ele destaca como um dos maiores investimentos do Município, até então, a compra da atual sede da Prefeitura Municipal e do Centro Administrativo, na Avenida Padre Natal Pigato, que pertencia à Incepa. Destaca que até hoje o Centro Administrativo Municipal de Campo Largo é um dos maiores e melhores de todos os municípios paranaenses.
O ex-prefeito considera importante que o Município tenha políticos fortes, sérios, engajados com os interesses da cidade, dos seus habitantes. "Realizamos governos de resultados, com obras que ainda hoje não foram superadas, mas é preciso fazer mais, é preciso preparar Campo Largo para as novas gerações, é preciso conhecer as reais necessidades do Município e projetar esse crescimento com coerência, sem abandonar as necessidades atuais da população, principalmente nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Transportes", acrescentou ele.
"Foram períodos difíceis para a Economia do País, dos estados e dos municípios, mas mesmo assim nós conseguimos avançar, investir com segurança os recursos públicos, como a construção de escolas e de salas de aula, de postos de Saúde e outras obras".
Futuro
Affonso disse que todos os seus companheiros de partido estão esperando o que o Diretório Estadual vai resolver quanto ao Diretório Municipal. "Vamos aguardar, nos próximos dias alguma decisão será tomada", disse ele, referindo-se à Direção estadual do PSDB.
Pelo que a Reportagem da Folha deduziu na entrevista, levando em consideração de que tecnicamente os políticos que pretendem se candidatar em 2012 deverão ter seus registros no partido pelo qual serão candidatos, até o início de Setembro de 2011, um ano antes das eleições, uma eventual troca de partido só é possível nesse prazo, sob pena do candidato se tornar inelegível em 2012. Não é o caso de Affonso Guimarães e dos demais possíveis candidatos do PSDB de Campo Largo, a não ser que a Executiva Estadual, nesta intervenção, destitua os membros do Diretório Municipal, entregando o partido para seus adversários. Aí a saída do grupo de Affonso Guimarães seria inevitável, o que poderia determinar a filiação do grupo em outro partido.