Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:18:19
Opinião

Câmara Municipal vai apreciar na Segunda-feira denúncia contra vereador

Câmara Municipal vai apreciar na Segunda-feira denúncia contra vereador

29-04-2011

A denúncia do PSB - Partido Socia-
lista Brasileiro, contra o vereador Nelson Souza Silva, o Nelsão, do PMDB, por suposta Quebra de Decoro Parlamentar (agressão ao vereador do PSB, Wilson Andrade, ocorrida em Março último, deverá ser apreciada em plenário nesta Segunda-feira (02). A matéria voltou à Comissão de Ética, para receber uma Defesa Prévia, do vereador Nelsão, que alega inocência e pede arquivamento do processo.
A Comissão de Ética da Câmara Municipal, não pode fazer juízo de valor, apenas recebe a denúncia e a encaminha ao plenário, que decide, por maioria absoluta, se deve ou não ser instituída uma Comissão Processante. É esta Comissão que o vereador Nelsão queria que não fosse instituída, uma vez que ele alega inocência e pediu o arquivamento do processo ainda na Comissão de Ética.
Agressão
Na Defesa Prévia, entregue na Comissão de Ética, o vereador Nelsão desqualifica as imagens veiculadas na Internet e nas emissoras de televisão, alegando que não existiu nenhuma agressão. A Comissão de Ética, com a
abstenção do vereador Wilson Andrade, já havia aceitado a denúncia, mas teve que aceitar a decisão da Presidência da Casa e do plenário, que aceitaram a entrada do documento de Defesa Prévia do vereador. Agora o caso volta novamente ao Plenário, para a formação, ou não, da Comissão processante. A manobra da defesa de Nelsão deve empurrar o resultado do processo, com a votação dos vereadores para o mês de Junho. Nelsão só pode ser cassado com votos da maioria dos vereadores. Como ele estará impedido de votar, somente dez vereadores votarão. Seus aliados declarados são os vereadores Darci Andreassa e Sergio Schmidt, mas o resultado da votação é um mistério, uma vez que os vereadores, como magistrados, não poderão emitir opi-nião nem adiantar o seu voto. Especialistas explicam que o voto é secreto e Nelsão só será cassado se receber oito votos, dois terços dos votos da Câmara Municipal, maioria absoluta.