Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 11:56:46
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Campo Largo implanta novo serviço de Saúde Mental Adulto

Desde a última terça-feira (01), Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contará com uma nova equipe composta por um médico com experiência em psiquiatria, dois psicólogos e um assisten

Campo Largo implanta novo serviço de Saúde Mental Adulto

Durante a pandemia da COVID-19, ficou nítido um aumento nos casos de transtornos psíquicos e de saúde mental na população em geral, seja pela ação direta do vírus, experiências traumáticas, morte de pessoas próximas, estresse pela mudança na rotina, consequências econômicas, relações afetivas entre outros fatores.

PÚBLICO ALVO: 

A implementação desse serviço é voltada para toda a população adulta (acima de 18 anos), que apresenta necessidade de atendimento em saúde mental dos casos leves no âmbito ambulatorial. Quem possuir interesse, pode se dirigir à UBS mais próxima para realizar um diagnóstico que determina a necessidade do caso ser encaminhado para um profissional.

Os serviços ofertados são: 

Atendimento Psiquiátrico: realizado por profissional médico, o qual fará avaliação específica, fazendo uso de intervenções terapêuticas, bem como de intervenção medicamentosa.

Psicoterapia (individual): Estabelecer rotina de acompanhamento psicológico, a fim de amenizar o sofrimento psíquico do paciente, tendo como objetivo a avaliação e apoio psicológico dos usuários e seus familiares.

Atendimento familiar (individual e grupo): dar apoio e suporte emocional aos familiares, mostrando a importância de sua responsabilidade perante o tratamento do familiar.

Atendimento do serviço social: realização de estudo, diagnóstico e pareceres sociais de situações individuais, familiares e sócio comunitárias; acompanhamento de grupos familiares, em situação de risco pessoal ou social, por meio do desenvolvimento de ações socioeducativas e sócio terapêuticos.