Sexta-feira às 18 de Outubro de 2024 às 01:45:48
Geral

Campo-larguenses se despedem de Antônio Buch, o Papai Noel, aos 71 anos

Campo-larguenses se despedem de Antônio Buch, o Papai Noel, aos 71 anos

Um início de tarde de quinta-feira (25) triste para os campo-larguenses, que receberam a notícia do falecimento de Antônio Carlos Buch (71), muito conhecido e admirado por exercer o papel de Papai Noel nas festividades natalinas.

Segundo informações da família, Seu Buch, como era conhecido, estava enfrentando um câncer diagnosticado no mês de janeiro e evoluiu de forma rápida, pois era bem agressivo. “Ele já era aposentado e amava trabalhar como Papai Noel, era a melhor época do ano para ele, quando ele tinha contato com pessoas de todas as idades. Tudo o que ele fazia era de coração. Por mais de 20 anos, ele foi o Papai Noel do município, algo que sempre falava com muito orgulho”, descreve a nora do seu Buch, Francielle Dzindzik.

Relembra que ele fazia questão de juntar brinquedos para doação e levar para as crianças em ações. “Ele era essa pessoa que todos viam, muito calmo, amoroso, carinhoso, bondoso, também em casa. É um baque muito grande para a nossa família essa perda”, completa.

Ele deixa a esposa, Orli Terezinha Buch, com quem foi casado por 47 anos, teve seis filhos e sete netos.

 

Lembranças do Papai Noel de Campo Largo

Para o especial de Natal da Folha de Campo Largo, ainda em 2016, seu Buch contou um pouco da jornada de vendedor de cuias às fantasias de Papai Noel. “Eu dizia que nunca seria Papai Noel, mas uma vez fui ao Centro de Campo Largo para ir ao banco e eles estavam montando uma Casinha do Papai Noel. Percebi que quando passei ficaram me olhando, porque, na verdade, ainda não tinham um homem para ser o Papai Noel, e como eu estava com o cabelo e a barba mais compridos, chamei atenção”, declarou ele em entrevista à época. “Vesti a roupa e começaram a aparecer crianças de todos os lados, várias, e eu comecei a brincar com elas. Uma hora foi suficiente para eu descobrir que eu era o Papai Noel.”

Em 2020, na festa natalina que marcou a pandemia, seu Buch e sua neta Larissa desfilaram em um caminhão cercado por vidros, movimentando vários bairros em Campo Largo, proporcionando também à pequena a oportunidade de ser “ajudante do Papai Noel”.

Além de Papai Noel, seu Buch se destacou pela coleção de troféus em campeonatos de sinuca, sendo inclusive campeão paranaense nas categorias que disputou.

Ele será velado nesta sexta-feira (26), na Capela Campo Largo Funerária Jess, Rua Oswaldo Cruz - 500, das 08h às 16h, com enterro no Cemitério Municipal, às 16h.