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Contorno do Ouro Verde recebe novos semáforos e em breve terá novidade importante na Avenida Ayrton Senna da Silva

Equipe de Obras Viárias já trabalha no local, sem prejuízo ao tráfego, visando ampliar a capacidade de fluxo e passagem de veículos pesados

Contorno do Ouro Verde recebe novos semáforos e em breve terá novidade importante na Avenida Ayrton Senna da Silva

Mudanças na antiga BR-277, atual Avenida Marcelo Puppi, exigem atenção dos motoristas e pedestres. A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Obras Viárias e do Departamento de Trânsito de Campo Largo (Deptran), realizou na região do Jardim Busmayer e entrada do Ouro Verde, a instalação de semáforos no anel que abrange a Avenida Marcelo Puppi e as Avenidas Ayrton Senna da Silva e Professora Dinorah Morais Azevedo - ambas marginais da antiga BR-277.

Em quatro pontos - onde estas vias se cruzam - serão instalados os equipamentos. Após a conclusão, os semáforos ficarão por alguns dias em amarelo piscante antes de entrarem em operação definitiva.
Nas redes sociais da Folha de Campo Largo, alguns moradores da região comemoraram a colocação de semáforos, visto que o local tem ficado cada vez mais movimentado e com um trânsito complexo. “Este lugar precisava muito de sinalização. Os pedestres agradecem”, escreveu um leitor. “Finalmente um semáforo bem colocado. Esse cruzamento realmente precisava”, completou outro.

Por outro lado, algumas pessoas também criticaram a colocação dos semáforos novos, alguns comparando inclusive com a Linha Verde e questionando sobre a sincronização dos mesmos.
A Folha conversou com o secretário de Ordem Pública, Samir Moussa, que explicou mais sobre a necessidade da colocação dos semáforos nesta região. “A população deve ficar tranquila porque estes semáforos estão sendo colocados de maneira estratégica, para melhorar um fluxo complicado de trânsito nesta região, tanto para automóveis, motocicletas e principalmente pedestres, que encontram dificuldade em atravessar a rua. Os semáforos serão sincronizados, mas vamos trabalhar por etapas. Primeiro tivemos a implementação; iremos deixar alguns dias em alerta e somente depois deste período iremos realmente operar. Estamos verificando como será a programação, mas será a melhor possível. Essa medida deve ajudar a melhorar o fluxo, evitar acidentes e trazer mais segurança para pedestres e motoristas nos cruzamentos.”

O secretário explica que serão colocados sete semáforos que irão melhorar a mobilidade, sendo posteriormente permitido virar da Ayrton Senna para a Avenida Marcelo Puppi, sem necessidade de pegar a marginal, algo que já havia sido questionado pela população e feito há alguns anos, embora haja placas restringindo a manobra.

Ele enfatiza ainda que este projeto faz parte de um olhar aguçado para toda a extensão da Avenida Marcelo Puppi, assim como o que já vem sendo feito na entrada do Rivabem, os planos de melhorias para a região do Jardim Social - próximo a Móveis Campo Largo - e também do complexo Ema Taner. “São obras distintas, que não têm relação, mas que estão sendo feitas com a intenção de melhorar a mobilidade urbana nestas regiões, resolvendo os problemas da população”, completa.

Dimensão dos canteiros
Outra novidade no mesmo local é o ajuste das dimensões dos canteiros, bem como a ampliação da Avenida Ayrton Senna da Silva com mais uma pista, a fim de aumentar a capacidade de fluxo, inclusive a passagem de veículos pesados.
A Prefeitura reforça que os serviços dependem de condições climáticas favoráveis para serem executados, bem como está sujeita a alterações e eventos fortuitos causados pelas intempéries climáticas e emergências, conforme as necessidades. “Pedimos atenção e cuidado dos motoristas e da população com as equipes que atuam no local. Isso contribui para um trânsito melhor, seja para quem está no carro, no ônibus ou mesmo caminhando na rua”, diz o secretário Samir.

Sincronização
Aproveitando a conversa com o secretário, a Folha questionou sobre como funciona a sincronização dos semáforos em Campo Largo e como é feito o controle.
“Temos uma central de controle no Deptran, que está conectada via dados móveis a todos os semáforos da cidade. A sincronização depende de uma programação e depois de programado, não perde mais a sincronização, que é feita em planos. O que pode acontecer é que na hora que a pessoa esteja passando pelo semáforo este plano esteja mudando de estágio, o que para o motorista parece que não está sincronizado, porém está”, finaliza.