Quinta-feira às 02 de Maio de 2024 às 11:00:02
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Terreno de 10 mil m2 é entregue para a cooperativa Cooperlargo

Terreno de 10 mil m2 é entregue para a cooperativa Cooperlargo

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou nesta sexta-feira (08) um evento para celebrar um momento muito importante para o município. Nele, o prefeito Mauricio Rivabem assinou o Termo de Outorga de Concessão de Direito Real de Uso de Bem Público para a Cooperlargo, entregue ao presidente da cooperativa, Acácio Novak. Assim, a cooperativa agrícola passa a contar com um espaço de 10 mil m2, uma iniciativa cujo objetivo é fortalecer a agricultura familiar do município.

“Permitir que os pequenos agricultores tenham um espaço dedicado é uma maneira de garantir que eles podem contar com a ajuda da prefeitura,” destacou Rivabem. “O incentivo à agricultura familiar faz com que essas pessoas tenham mais facilidade na hora de vender seus produtos, já a população ganha acesso a verduras, frutas, ovos e leite produzidos no próprio município, criando assim um círculo virtuoso”, disse.

Localizado na Rua Agostinho Mocelin, Vila Ferrari, o terreno abrigará barracões onde serão armazenados, classificados e comercializados os produtos. “Começa um novo ciclo para a Cooperativa, a Prefeitura fortalecendo a agricultura familiar, dando condições de ampliação da atividade”, declarou o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Celso Vedam.

Cooperativa

Campo Largo conta com mais de 1.700 agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura e Pecuária. Já na cooperativa, são 121 agricultores associados. A instalação da Cooperlargo incentiva e contribui para toda a cadeia produtiva.

Baseada na prática dos princípios do cooperativismo, a Cooperlargo veio para garantir melhores condições de negociações aos seus associados. Isso porque, através da parceria, cresce a possibilidade de concorrência com os grandes produtores, tornando a inserção no mercado algo mais acessível.

A agricultura familiar é uma modalidade de produção agrícola em que a maior parte da mão de obra é realizada por membros de um mesmo grupo familiar. Ela é desempenhada principalmente em pequenas propriedades, sendo extremamente importante para o país.