Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 09:13:20
EM CAMPO LARGO 18º | 30º
Geral

Muitas conquistas e vitórias nos quase 79 anos do Internacional Esporte Clube

Fundado em 30 de maio de 1945, o Internacional Esporte Clube de Campo Largo, chamado carinhosamente pelos seus torcedores de Tigre

Muitas conquistas e vitórias nos quase 79 anos do Internacional Esporte Clube

Fundado em 30 de maio de 1945, o Internacional Esporte Clube de Campo Largo, chamado carinhosamente pelos seus torcedores de Tigre, acumula uma grande história de vitórias e muitas glórias. Ao longo de quase 79 anos de história, foram 31 títulos da Liga Campolarguense conquistados, além de seis Taça Paraná, um Sul-Brasileiro no ano de 2011, uma Série AIII em 2001, uma Taça dos Campeões em 2003 e a Taça do Centenário de Campo Largo, em 1971.

A história conta que existiam dois grupos em Campo Largo, muito antigos, em dois bares que tinham uma grande rivalidade, sendo originado daí os clubes do Inter e do Fanático. Até hoje, a rivalidade entre os times é bastante marcada pelas disputas nos campeonatos amadores e que movem o esporte na cidade.

Então, em 1945 o Internacional foi fundado por um grupo de amigos que tinha paixão pelo futebol. O primeiro campo do Internacional foi onde hoje é a Escola Municipal Reino da Loucinha e o CIOSP, mas em 1967 acabaram mudando para o endereço atual, que inclusive é o Estádio Atílio Gionédis e o único da cidade apto a receber jogos oficiais. O nome do primeiro estádio era José Pedro Caropreso, que foi o primeiro presidente do Internacional.

A escolha pelo atual nome do estádio se deu ainda na década de 1990, para homenagear Atílio Gionédis, o “Tico”, que tanto fez pelo clube e também pela cidade. Seu Tico foi presidente do Internacional Esporte Clube, reeleito por 24 vezes, no período de 1965 a 2007. Por sua dedicação ao clube e ao futebol, é considerado o símbolo deste esporte, tendo recebido o título Benemérito do Futebol, emitido pela Federação Paranaense. Infelizmente, ele acabou falecendo em 20 de setembro de 2015, deixando marcada a história da cidade e do clube.



Hope Internacional
Em 2022, o Internacional deu um grande passo para o futebol campo-larguense, anunciando a parceria e apresentando o projeto em parceria com o Hope Fotball Club, dando início ao Hope Internacional, sendo colocado este como um sonho idealizado desde a sua fundação.
Por meio do projeto, é possível treinar e realizar a captação de atletas para as categorias de base, por meio das escolinhas de futebol do Hope e do Internacional, com oportunidade de fazer parte do time principal no futuro, atuando nos mais variados campeonatos.
 
Estádio para partidas profissionais
O estádio do Internacional é hoje referência na região e habilitado a receber partidas de futebol profissional desde 2016. Este era um sonho antigo do seu Tico, mas veio a acontecer somente após o seu falecimento.

A primeira partida profissional por um campeonato realizada no Estádio Atílio Gionédis aconteceu no último dia 07 de fevereiro de 2024, valendo pontos, quando o Andraus Brasil, primeiro clube campo-larguense a disputar a Série Ouro do Campeonato Paranaense, enfrentou o Galo Maringá, resultando no empate por 1x1.

Em junho de 2023, o estádio recebeu um investimento para melhoria da estrutura e a implementação do gramado sintético, com aprovação e certificação da FIFA. Com a melhoria, o estádio foi o terceiro na região metropolitana a utilizar esse modelo em seu campo. Além da mudança do gramado, outras melhorias também foram realizadas.