Terça-feira às 30 de Abril de 2024 às 04:48:58
EM CAMPO LARGO 18º | 30º
Geral

Comunidade recebe Escola Municipal Reino da Loucinha completamente reformada

Prefeito anunciou que três colégios estaduais serão abertas na cidade, sendo eles no Jardim Três Rios, Cercadinho e Ouro Verde

Comunidade recebe Escola Municipal  Reino da Loucinha completamente reformada

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (28) a solenidade para a entrega da Escola Municipal Reino da Loucinha à comunidade campo-larguense. A reforma iniciou em dezembro de 2022 e inicialmente seria realizada apenas a troca de telhado e reforma na biblioteca. Porém, outros problemas emergenciais surgiram e houve a decisão para que fosse realizada uma reforma geral, com recursos vindos da Secretaria Municipal de Educação, com execução pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A reforma levou um ano para ficar pronta e neste período os estudantes ficaram alocados na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e no Santuário Bom Jesus. Atualmente são 850 estudantes atendidos pelo Reino da Loucinha. O evento contou com a presença de várias autoridades de diversos setores.

Em seu discurso a diretora da instituição, Sandra Boaron, destacou que é uma honra poder participar deste momento histórico do Reino da Loucinha e que a razão de todo este trabalho são os estudantes. Acrescentou ainda que ela é grata a toda a equipe por estarem juntos na missão de formar cidadãos e que conta com cada um para consolidar uma educação cada vez melhor e aos pais também por sempre apoiar, acreditar e trabalhar junto com a escola, o que favorece um resultado ainda mais positivo. “Esse investimento é fruto do trabalho e da dedicação pela educação pública. Essa é a nossa casa, onde valorizamos a educação pública. Lembramos aqui também dos ex-alunos, ex-professores, ex-profissionais, que também marcaram a história da cidade. Foi um ano diferente e de muito aprendizado”, finalizou.

Durante sua fala, a secretária Dorotea Stocco intensificou os agradecimentos, especialmente pelo olhar cuidadoso que tem sido dado à Educação e à confiança no trabalho desempenhado no Município. “Lembro-me quando recebemos a informação de que a escola deveria ser reformada por completo. Naquele momento, telefonei para o prefeito e ele autorizou que a obra fosse feita. Um novo desafio começava, pois precisávamos encontrar um lugar para que as crianças retornassem às aulas após as férias. Visitamos 23 locais até decidir e quebramos muitas barreiras e opiniões.  Agradecemos a toda a equipe do Reino, em especial à Sandra e Luciane, pela disponibilidade de enfrentar este desafio. Também agradeço aos pais e estudantes, que acreditaram. Juntos sempre podemos fazer mais pela Educação de Campo Largo”, finalizou.

Por fim, o prefeito Maurício Rivabem destacou que todos têm muito orgulho da instituição e que esse é um sentimento compartilhado em outras instituições também, de pertencer à escola. “Estamos construindo mais escolas, no Botiatuva, na região central e no Ferraria. Quando assumimos a gestão, tínhamos uma dívida de 16 milhões de reais em multas, pois tinham 31 escolas que não tinham documentação do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Em muitas escolas as crianças estavam correndo riscos. Nós assumimos essa dívida, trabalhamos muito e hoje estamos com praticamente todas as escolas regularizadas.”
Ainda durante o discurso, o prefeito disse que três novos colégios estaduais devem ser entregues à cidade em breve, sendo elas no Riacho Doce – Jardim Três Rios, no Cercadinho e na região do Ouro Verde/Saad.

O que foi feito
Foi feita a troca do telhado, até então em fibrocimento, por um material mais moderno e eficiente - a telha termoacústica. A mudança foi necessária pelas frequentes infiltrações que acometiam a estrutura da instituição em dias de chuva. A obra não se limitou somente à substituição do telhado e abrangeu, também, uma transformação completa na estrutura com a troca de calhas e rufos.

Além da troca do telhado, as 19 salas de aula também foram reformadas. Foi feita também a adaptação em acessibilidade nos sanitários às Pessoas com Deficiência (PCDs), troca de piso, pintura geral, instalação de gradil, adaptações atualizadas para prevenção a incêndio e a acessibilidade, com instalação de novos hidrantes, extintores, piso tátil, rampa de acesso, iluminação de emergência e alarme de incêndio. A obra contemplou ainda a quadra, pintura, cozinha, biblioteca, instalação das cercas e marquises em volta do colégio, uma obra de mais de 2 milhões de reais.