Sabado às 27 de Abril de 2024 às 09:02:00
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

Covid-19 tem aumento de 90 casos em uma semana no início de fevereiro

A pandemia acabou, mas a Covid-19 continua circulando na cidade.

Covid-19 tem aumento de 90 casos em  uma semana no início de fevereiro

A pandemia acabou, mas a Covid-19 continua circulando na cidade. Em entrevista à Folha, a Vigilância em Saúde confirmou o aumento durante a última semana de janeiro e primeira semana de fevereiro e ressaltou que a equipe continua acompanhando os casos de pacientes que buscam o atendimento médico.

“Houve sim um aumento no número de atendimentos e de casos positivos. Passamos de 14 casos positivos no boletim de 30/01 a 05/02, para 105 casos positivos no boletim de 20/02 a 26/02. Não houve alteração de protocolo em relação aos cuidados. Em casos de sintomas, a pessoa deve usar máscara e procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou a UPA para atendimento. Caso seja considerado um caso suspeito, será realizada a coleta do exame. Outra opção é ir direto a um laboratório ou farmácia e realizar a testagem de maneira particular. O período de isolamento permanece sendo de sete dias, considerando o primeiro dia de sintoma como 0”, diz em entrevista à Folha a diretora da Vigilância em Saúde do município, Viviane Janz Moretti.

Acrescentou ainda que doenças como o Covid-19 devem ser constantemente monitoradas e associados a uma adequada cobertura vacinal para que não ocorra uma nova pandemia. “Portanto, sempre devemos estar alertas aos sintomas e, caso apareçam, utilizar máscara e manter o distanciamento”, finaliza.