Sabado às 27 de Abril de 2024 às 12:58:00
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Repartições públicas, coleta de lixo, bancos e Correios funcionarão em horário especial no Carnaval

Repartições públicas, coleta de lixo, bancos e Correios funcionarão em horário especial no Carnaval

Em decorrência do recesso facultativo de Carnaval, nos dias 12 e 13, e da Quarta-Feira de Cinzas, 14, repartições públicas divulgam horários especiais de atendimento. Atividades essenciais como serviços de Saúde, Segurança Pública - Guarda Municipal e Central de Luto serão prestadas normalmente nesse período.

Município
Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que durante este período não haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), NIS III, Farmácia Especial, CAPS II, CAPS AD, Ambulatório de Infectologia e Unidade da Mulher e da Criança. Destaca-se que a Farmácia Especial começa a atender a partir das 7h, no dia 15/02. As pessoas que precisarem de atendimento de emergência ou urgência deverão se dirigir à UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Transporte Público - O terminal urbano estará aberto normalmente. Porém, na segunda-feira (12), as linhas de ônibus funcionarão com horário de sábado, com reforços no pico da manhã, nas principais linhas (linhas 205, 206 e 207). Na terça-feira (13) a linha 205 funciona com horário de domingo. Na quarta-feira (14) os serviços voltam à normalidade.

Bancos e pagamentos
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) ressalta que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval, nos dias 12/02 (segunda-feira) e 13/02 (terça-feira), o que vale também para as compensações bancárias, incluindo a TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente.
Já na Quarta-Feira de Cinzas (14/02), o início do expediente ao público começa às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (quarta-feira, 14/02). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Agências INSS
As agências do INSS estarão fechadas para o atendimento ao público na segunda-feira (12/2) e na terça-feira (13/2). O atendimento retorna na quarta-feira (14/2), a partir das 14h, para os segurados que tiverem agendamento marcado.
Quem teve atendimento marcado para a quarta-feira (14/2) na parte da manhã não precisa comparecer ao INSS. Basta ligar para o telefone 135 e consultar o novo horário de atendimento. O próprio INSS fará a remarcação.

Correios
As agências dos Correios funcionarão normalmente no sábado (10), porém na segunda (12) e na terça-feira de Carnaval (13) não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas retornam na quarta-feira de Cinzas (14), com agências abertas a partir das 12h.
Nos dias 12 e 13 o atendimento automatizado da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio do site dos Correios, ou pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.