Domingo às 28 de Abril de 2024 às 07:22:35
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Rua Ema Taner de Andrade deve ser finalizada entre fevereiro e março

Rua Ema Taner de Andrade deve ser  finalizada entre fevereiro e março

A Prefeitura de Campo Largo divulgou que a entrega da Rua Ema Taner de Andrade deve acontecer ainda entre fevereiro ou março, a depender principalmente do clima.

A Folha conversou com Juarez Carvalho, secretário de Desenvolvimento Urbano, que relembrou que a obra foi dividida em dois grandes lotes, financiadas com recursos vindo do Estado do Paraná, onde o Lote 01 compreende a construção de uma rotatória, o recapeamento da Avenida Desembargador Clotário Portugal e Engenheiro Tourinho e melhorias no entorno - R$ 7,42 milhões – e o Lote 02 que compreende a Rua Ema Taner de Andrade, a Rua Bernardo Fedalto e região próxima - R$ 8,44 milhões.

“As equipes já estão no processo de finalização da obra, com a construção de calçadas, instalação de sinalização e pintura das faixas, que compreendem essa fase final. Esse é o Lote 02, que está previsto para ser entregue em fevereiro – ou até mesmo em março, a depender do tempo. Essa é a maior obra em andamento no município hoje, projetada da melhor maneira possível para suportar o trânsito intenso que registramos naquela região.”

Lote 01
Juarez explica ainda que o recape com recursos do Estado, pertencentes ao Lote 02, será realizado até a Rua João Batista Mendes, mas que a Prefeitura já se programa para realizar com recursos próprios o recape da Avenida Desembargador Clotário Portugal até a Praça Atílio de Almeida Barbosa, ainda neste ano. “Não iremos mexer em galerias pluviais, mas iremos realizar esse recape, dando continuidade à obra. A nossa expectativa é que tudo seja finalizado até outubro deste ano. Já estamos buscando recursos para esta obra e em conversa com outros departamentos e secretarias para buscar as melhores soluções nas questões relacionadas ao trânsito”, pontua.

Sobre a construção da rotatória, Juarez comenta que a empresa estima realizar a entrega da obra em maio deste ano, também a depender das condições climáticas. Nesta semana, a Prefeitura de Campo Largo divulgou que neste trecho já foram finalizados a parte de drenagem e da estrutura do pavimento. Também foram executados o subleito e o reforço do subleito, e calçadas, meios-fios e guias rebaixadas estão sendo colocados. Nas próximas semanas, serão iniciados a execução da base do pavimento e o paisagismo da rotatória.

A rotatória que está em construção vai integrar a Rua Ema Taner, a Av. Desembargador Clotário Portugal, Av. Prefeito Marcelo Puppi e a marginal, deixando a ligação entre o Centro da cidade aos bairros, como Ouro Verde, Ferrari e Saad, e o acesso à Av. Prefeito Marcelo Puppi mais seguros.
Na matéria, justificou ainda que os semáforos na Avenida Prefeito Marcelo Puppi (antiga BR-277) com a Rua Engenheiro Tourinho, ficarão instalados temporariamente no local, de acordo com o Departamento de Trânsito de Campo Largo  (DepTran), até a finalização da rotatória. O objetivo com os semáforos é melhorar a sinalização no cruzamento e evitar acidentes e devem permanecer até a entrega das obras para maior segurança do trânsito.