15-04-2011
Atendidas as primeiras reivindicações do OP Saúde
15-04-2011
As reuniões do OP Saúde em toda a cidade ainda não acaba-ram e as primeiras reivindicações já começam a ser atendidas, inclusive as votadas pelas comunidades nas plenárias do OP em 2009/2010, relativas à área da Saúde, como é o caso de equipamentos odontológicos, reforma e ampliação de alguns Postos de Saúde e colocação de toldos de proteção em outros - nas US da Ferraria, Botiatuva e Caratuva, solicitados ao OP, como informou a Coordenadora do Programa de Orçamento Participativo, Christina MInuzzo.
Na Sexta-feira passada, dia 8 de Abril, o Secretário Carlos Andrade, acompanhado de sua equipe de trabalho, o Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Joslei Andrade, e o Vice-Prefeito Dante Vanin com sua Equipe do OP - Orçamento Participativo, retornaram ao interior - nas localidades de São Pedro e São Silvestre, uma semana após a reunião do OP SAÚDE, na Sexta-feira anterior. O motivo: a entrega de cadeiras de dentistas e equipamento odontológico - mochos, micros, contra ângulo, ultrasson e jatos de bicarbonato microjet, em ambas às US - Postos de Saúde destes locais, sendo recebidos pelas comunidades em clima de alegria. A notícia de que as reivindicações das comunidades seriam atendidas levou muita gente aos dois Postos.
Projeto Olhar Brasil
Junto à entrega da cadeira de dentista e de equipamentos odontológicos, a comunidade da localidade de São Pedro também teve outra razão para comemorar: 45 alunos e alunas que fazem parte do Programa Paraná Alfabetizado desta região receberam óculos de grau novinhos, entregue pelo Secretário de Saúde Carlos Andrade, através do Projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde.
Segundo a diretora da Escola Municipal Rural São Pedro, Cláudia Maria Skzrpietz, que juntamente com João Maria Bueno Moreira coordena o Paraná Alfabetizado na região, com turmas no Lageado, Ribeira, Pinheirinho, Cahíva, além de São Pedro, ela e outros alfabetizadores perceberam que as dificuldades na alfabetização de muitos dos alunos e alunas nas aulas poderiam estar ligadas à problemas de visão.
Carlos Andrade, procurado pelo grupo já na sua primeira semana como Secretário da Saúde, em Novembro do ano passado, encaminhou estes alunos e alunas para exames de vista, onde foi então constatada a real necessidade de uso de óculos, em diferentes graus conforme cada caso, e alguns foram inclusive encaminhados para cirurgias de glaucoma ou catarata. "Estaremos dando continuidade à este Programa no Município, e estamos estendendo também para as crianças das escolas do Município. Existem muitos casos de dificuldades em leitura e aprendizagem que podem estar relacionados à problemas de visão, e vamos a-tender a todos que precisarem" - afirma Carlos Andrade, que ficou extremamente sensibilizado com a emoção das pessoas que recebiam seus primeiros óculos: "Queremos que, acima de tudo, estas pessoas possam fazer a leitura do mundo, e que saibam que estão incluídas nele, exercendo a sua cidadania."
Na entrega dos óculos, moradores e moradoras participantes do Programa estavam radiantes. Assim que receberam seus óculos, foram tratar de colocá-los. Seu Salvador, de quase 80 anos, disse "estar vendo a vida com ou-tros olhos", e começou a ler tudo que via pela frente.
"Isto é o que chamamos de inclusão social", afirma o Vice-Prefeito Dante Vanin, responsável pelo programa de Orçamento Participativo. "Ver a vontade destas pessoas de aprender a ler e escrever, mesmo em idades tão avançadas nos dá mais e mais incentivo para continuar trabalhando em prol da população. Com a parceria com a Secretaria da Saúde, o OP está pagando suas dívidas com as comunidades. Queremos fazer muito mais, por isso todos os dias vamos atrás das Secretarias e órgãos competentes para atender as solicitações da população, que exerce sua cidadania e tem participado de nossas reuniões" - continua Vanin.
Atendimento á População
Além dos equipamentos o-dontológicos com as cadeiras de dentista para o Interior, outras importantes ações estão sendo implantadas pela Secretária de Saúde: Foram compradas mais seis ambulâncias para melhor a-tender a população da cidade; a Secretaria também está realizando mudanças administrativas no setor de Central de Agendamento de Consultas para o levantamento da demanda reprimida do setor e posterior agilidade na marcação de exames de alta complexidade e consultas com médicos especialistas.
Para o mês de Maio está prevista a implantação do Programa "Mãe Campolarguense", que visa melhorar a saúde da gestante e reduzir a mortalidade infantil em nosso Município, assim como em Junho, acontecerá o lançamento e implantação do Programa Municipal de Atenção à Saúde do Idoso. Além disso, o Secretário Carlos Andrade e sua equipe estão empenhados em efetuar a ampliação das Equipes de Saúde da família, com a chamada de Agentes Comunitários de Saúde para suprir as áreas descobertas do Município. "Queremos, junto com a ajuda da população e com muito trabalho, fazer com que o atendimento da Saúde em Campo Largo tenha cada vez mais eficiência e qualidade e que a população seja tratada sempre com a atenção e respeito que merece", conclui Carlos.
As últimas reuniões desta Etapa do OP Saúde são as seguintes:
Sexta-feira - 15/04: Bateias Local: Posto de Saúde - 13h30min.
Fazendinha - Local: Posto de Saúde - 15 horas
Terça-feira - 26/04: Jd. Rondinha - Local: Posto de Saúde - 9 horas
Vila Glória - Local: Posto de Saúde - 11 horas