14-04-2011
Campo Largo está mais perto de ter mais um grande hospital. A obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está avançada e o término está previsto para o segundo semestre deste ano ainda. A UPA irá substituir o atual Centro Médico Hospitalar [pronto socorro], que funciona na Rua Ademar de Barros, 3615, bairro Bom Jesus, e pretende ser referência em atendimentos de urgência e emergência com qualidade na cidade.
A construção do novo hospital é uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura da cidade, e o total do investimento é de R$ 2.046.751,83, divididos entre um milhão e meio para construção da estrutura física, R$ 500 mil para compra de equipamentos, e 46.751,83 de contrapartida do município. A UPA conseguirá atender em média 600 pacientes por dia. "Irá absorver a demanda do Centro Médico com mais qualidade, pois a estrutura física será maior e com equipamentos mais modernos", explica o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Andrade.
Estrutura e atendimentos - O grande diferencial da Unidade de Pronto Atendimento de Campo Largo será a infra-estrutura. Terá cerca de 10 leitos, sala de raio-x e exames por imagem, farmácia, consultórios para triagem, sala de observação feminina e masculina, consultórios pediátricos e adultos, sala de isolamento e atendimento emergencial, entre outras , a área construída será de mais de 1.000 m². "Levando-se em conta, também, a acessibilidade, garantiremos a qualidade do serviço prestado", afirma o prefeito Edson Basso.
A equipe médica dará prioridade ao atendimento ágil e de qualidade, e estará diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
O novo hospital de Campo Largo fica na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, ao lado da escola Municipal 1º de Maio.
Referência em saúde: A atual gestão proporcionou grandes avanços na área da saúde para o município. Em 2005, a Secretária Municipal de Saúde contava com sete equipes para atender o Programa Saúde da Família, compostas por médicos clínicos gerais, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde, hoje conta com 20, uma ampliação de 75%, o mesmo caso com a saúde bucal, onde a ampliação foi de 72% [de 5 para 18].
Campo Largo também supera a marca de Unidades Básicas de Saúde, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde, nos municípios deve haver uma Unidade para cada 20 mil habitantes, em Campo Largo há um posto para cada 6 mil pessoas. De acordo com o Prefeito Edson Basso até o final de 2012, todas as UBS do município passarão por reforma física e modernização dos equipamentos.
Fonte: Prefeitura da Cidade de Camp Largo