31-12-2010
Fogos de artifício exigem cuidados redobrados no Réveillon
31-12-2010
A queima de fogos de artifício, tradicional nas festas de fim de ano, pode causar acidentes graves, inclusive com amputação de membros. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM), uma em cada dez pessoas que manipula esse tipo de material explosivo sofre queimaduras, mutilações, lesões nos olhos e até surdez.
Para a ortopedista Giana Silveira Giostri, especialista em cirurgia da mão, para diminuir os índices de acidentes neste período do ano, é preciso alertar a população sobre os perigos da "brincadeira".
Esses acidentes devem ser socorridos de forma correta e ágil, para evitar sequelas. Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico com urgência. Abaixo, alguns cuidados imprescindíveis:
* Não segure os fogos de artifício com as mãos
* Prenda o rojão em uma armação e não fique próximo após acendê-lo
* Não tente acender os fogos que falharem
* Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades
* Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos
* Não esqueça de que mesmo com certificado de garantia acidentes acontecem, especialmente, quando os fogos são manipulados sem cuidado.
Fonte: Paraná Online