Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 03:34:47
Saúde

Estudo liga remédio para febre a alergia em crianças

29-11-2010

Estudo liga remédio para febre a alergia em crianças

Estudo liga remédio para febre a alergia em crianças

29-11-2010

O uso do paracetamol (remédio indicado para alivio de febre e dor) em crianças pode estar ligado ao desenvolvimento de alergias e asma após algum tempo de vida. Apesar disso, dizem especialistas, ainda não necessários mais estudos sobre o assunto e, por enquanto, os benefícios do medicamento para o controle da febre são maiores que o potencial para o desenvolvimento de alergias.

Julian Crane, professor da Universidade de Otago, em Wellington, autor de um novo estudo sobre o assunto, diz que "o problema é que o paracetamol é dado livremente às crianças".

- Existem muitas provas sugerindo que algo está acontecendo aqui. Não está completamente claro, esse é o problema.

O relatório foi baseado no Estudo Cohort em Asma e Alergia, feito na Nova Zelândia, que investigou o uso de paracetamol em crianças na cidade de Christchurch, para ver se desenvolviam sinais de sensibilidade para asma ou alergias.

Crane diz que a maior descoberta foi que crianças que usam paracetamol antes dos 15 meses de idade têm mais de três vezes mais chances de se tornarem sensíveis a substâncias alérgicas e duas vezes mais riscos de desenvolver asma aos seis anos de idade

- No entanto, ainda não sabemos por que isso ocorre. Precisamos de testes clínicos para ver se essas associações são causais ou não, e esclarecer o uso dessa medicação.

Mas as descobertas mostram um risco maior para aqueles com graves sintomas de asma. Apesar disso, o pesquisador diz que, na falta de outras opções, o paracetamol deveria continuar sendo usado por enquanto.

 

 - Se eu tivesse um filho com febre, eu lhe daria paracetamol.

 

Fonte: R7 Notícias